Sistema otimiza pesquisa de precedentes no Tribunal do Trabalho do RS

Você está visualizando atualmente Sistema otimiza pesquisa de precedentes no Tribunal do Trabalho do RS
Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) lançou, nesta segunda-feira (2/5), um sistema para a pesquisa de precedentes qualificados. Desenvolvido com formato inovador, o Pangea oferece um meio rápido, objetivo e inteligente de pesquisar os mais importantes instrumentos de uniformização jurisprudencial do Judiciário Trabalhista.

A solução contribui para a celeridade processual e a segurança jurídica, otimizando a aplicação de teses já sedimentadas para a fundamentação das decisões, oriundas do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do próprio TRT4. Ele pode ser acessado no site do TRT4, menu Jurisprudência, Pangea – Precedentes Qualificados.

A tela inicial é semelhante às ferramentas de busca mais tradicionais da internet, com um campo para digitar o que será pesquisado e a possibilidade de aplicar filtros adicionais, como o órgão de origem e a espécie de precedente. Para possibilitar uma pesquisa mais eficiente, todos os precedentes foram analisados e catalogados em diversos formatos, incluindo o uso de etiquetas com palavras-chave padronizadas.

A exibição dos resultados da pesquisa também é feita de um modo mais prático: o precedente é inicialmente apresentado na forma de uma “questão”, que resume a possível dúvida e permite a localização dos conteúdos diretamente relacionados ao tema de interesse. Abaixo da “questão”, a pessoa pode visualizar o trecho do precedente onde ocorre o termo pesquisado, além de seus fundamentos legais e temas específicos. Também há a opção de expandir o texto do enunciado ou mesmo consultar o inteiro teor da decisão.

Evolução

A nova plataforma foi desenvolvida por um grupo de trabalho instituído pelo Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas do TRT4. “Pensamos em algo diferenciado, a partir de uma evolução do conceito da pesquisa de jurisprudência”, explica o juiz Rodrigo Trindade, auxiliar da Vice-Presidência e coordenador do grupo.

O magistrado observa que houve um trabalho intenso, envolvendo a leitura, a compreensão e o resumo dos precedentes, que possibilitou a indexação e a classificação de cada um deles dentro de uma “questão”. “Isso tende a facilitar a identificação e, principalmente, dar mais segurança para o usuário, para o advogado, para o juiz, para o desembargador que busca uma prestação jurisdicional de qualidade.”

O desembargador Ricardo Martins Costa, vice-presidente do Tribunal, ressalta que o lançamento da plataforma demonstra que a Justiça do Trabalho gaúcha está investindo na mudança para a cultura dos precedentes, que procura tratar casos semelhantes da mesma forma. “O Pangea traz essa ideia do Tribunal como um colegiado, que diz para a sociedade o que pensa sobre determinados temas e sobre as teses jurídicas.”

Experiência do usuário

O desenvolvimento do Pangea utilizou métodos avançados. “Ele seguiu uma metodologia ágil de desenvolvimento de software, com entregas incrementais, possibilitando a validação e o refinamento contínuos com os usuários de referência, assim como sua conclusão no curto período de dois meses”, conta o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) do TRT4, André Farias. O design da interface foi concebido para ser simples e intuitivo, com foco na experiência do usuário, utilizando o conceito de uma única barra de pesquisas inteligente.

André Farias também observa que o Pangea, por se tratar de uma experiência regional, atualmente busca dados apenas do TRT4, do TST e do STF, por meio de uma integração com o Banco Nacional de Precedentes, disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Contudo, o sistema foi concebido para ser facilmente ampliado, de forma a contemplar a busca de dados dos demais tribunais regionais, caso necessário.

Fonte: TRT4

Saiba mais sobre o sistema no YouTube

Macrodesafio - Consolidação dos sistemas de precedentes obrigatórios

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados