Seminário apresenta painéis de monitoramento do Poder Judiciário  

Você está visualizando atualmente Seminário apresenta painéis de monitoramento do Poder Judiciário  
Painel Justiça em Números
Compartilhe

Os Painéis Interativos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) serão o tema do encontro “Seminários de Pesquisas Empíricas Aplicadas a Políticas Judiciárias” desta semana. O evento, que será realizado nesta quinta-feira (13/5), das 17h às 19h30, vai apresentar as ferramentas Justiça em Números, Produtividade Mensal, Monitoramento da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e Demandas Repetitivas.

Os seminários seguem até o mês de julho, com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube. Toda semana, às quintas-feiras, são apresentadas pesquisas e discussões voltadas ao Judiciário e que promovem a troca de experiências entre servidores e servidoras públicas, pesquisadores e pesquisadoras, estudantes e interessados em produção de pesquisas empíricas e metodologias de geração de dados.

No próximo encontro, o CNJ vai tratar da produção de dados e pesquisas empíricas aplicadas. Desde 2010, o Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ já produziu mais de 115 pesquisas e implantou 11 painéis interativos para monitorar diversos temas.

Os Painéis do CNJ reúnem dados de diversos sistemas mantidos pelo Conselho, que são disponibilizados ao público de maneira interativa, permitindo o monitoramento da realidade dos tribunais brasileiros. Principal fonte das estatísticas oficiais do Judiciário, o painel Justiça em Números traz uma radiografia completa da Justiça, com informações detalhadas sobre o desempenho dos órgãos que integram o Poder Judiciário, seus gastos e sua estrutura desde 2004. Nele, é possível acessar detalhes sobre estrutura e litigiosidade, além dos indicadores e das análises essenciais para subsidiar a Gestão Judiciária brasileira.

O painel de Produtividade Mensal, por sua vez, permite maior integração das informações com os conceitos e dados já trabalhados no Justiça em Números, além de simplificar a coleta e ampliar a qualidade dos dados recebidos dos tribunais pelo CNJ. Já o de Violência Doméstica, monitora os dados referentes ao cumprimento da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, com informações sobre a localização das varas exclusivas e número de processos novos, pendentes, baixados e julgados. E o de Demandas Repetitivas agrega e consolida os diversos temas submetidos ao julgamento segundo o rito das demandas repetitivas e precedentes obrigatórios nos tribunais estaduais, federais e tribunais superiores, atendendo o artigo 979 do Código de Processo Civil.

Lenir Camimura Herculano
Agência CNJ de Notícias 

Reveja o Seminário no canal do CNJ no YouTube