Semana Justiça Pela Paz em Casa: comarcas iniciam preparos em SC

Compartilhe

Comarca de Cunha Poru00e3 participaru00e1 das atividades

Várias comarcas catarinenses já se movimentam para participar da XI Semana do programa “Justiça pela Paz em Casa”, que acontecerá dentro de pouco mais de um mês, de 20 a 24 de agosto, em todo o país, sob orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O programa busca combater situações de violência doméstica e familiar contra a mulher. A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), órgão do Tribunal de Justiça sob o comando da desembargadora Salete Sommariva, é responsável pela organização dos trabalhos no Estado.

Na comarca de Chapecó, o Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica já se articula com outros órgãos e instituições locais para realizar diversas atividades ao longo da semana, com destaque para a possibilidade de disponibilizar exames de saúde às mulheres, em evento que pode contar também com apresentações artísticas, mostras de artesanato e até recreação para as crianças que eventualmente estejam na companhia de suas mães. Isso sem mencionar a priorização e colocação em pauta do maior número possível de processos que envolvem situações de violência doméstica e familiar contra a mulher – providência que será repetida em diversas outras unidades do Estado.
Em Cunha Porã, a juíza Camila Menegatti relata a realização de ações de fortalecimento da rede, por meio de orientações e distribuição de material informativo aos profissionais do município. Cita ainda uma campanha de conscientização da importância do combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social, Polícia Civil e Prefeitura Municipal de Cunha Porã, a qual trabalha com o seguinte slogan: “Eu meto a colher sim”, voltada à sociedade em geral e às entidades e profissionais do município com atuação direta no combate à violência em questão.
Em Meleiro, o momento marca mais uma fase da implantação do Protocolo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica contra a Mulher, Criança e Adolescente, Idoso, Pessoa com Deficiência e de Violência Sexual, iniciada ainda em 2015, quando a comarca aderiu à campanha Justiça pela Paz em Casa. A expectativa é concluir o trabalho ainda neste 2º semestre. O juiz Marciano Donato e o promotor Cleber Lodetti de Oliveira estão à frente do projeto, que tem coordenação técnica da assistente social forense Márcia Carboni da Silva Daros.

Fonte: TJSC