Semana de Conciliação: Tribunal de Pernambuco realiza reunião com Cejuscs

Você está visualizando atualmente Semana de Conciliação: Tribunal de Pernambuco realiza reunião com Cejuscs
Foto: Ascom TJPE
Compartilhe

Com o objetivo de aprimorar as ações do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) voltadas para a 17ª Semana Nacional de Conciliação, o Núcleo de Conciliação (Nupemec) realizou, nesta quarta-feira (26/10), reunião preparatória com chefes de secretaria dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc’s) do Estado. A reunião teve início às 10 h, e foi efetuada através da plataforma Webex Cisco.

O coordenador geral do Nupemec, desembargador Erik Simões, fez a abertura oficial do encontro. A reunião contou com a participação de chefes de secretaria de Cejuscs de 16 comarcas. Entre estas, Recife, Abreu e Lima, Salgueiro, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Bezerros, Paulista, Gravatá, Camaragibe, Petrolina, Araripina, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Goiana. Também presente na reunião preparatória, a diretora executiva do Nupemec, Tarciana Chalegre.

Na ocasião, cada chefe de secretaria apresentou as atividades que serão realizadas pela sua unidade judiciária durante a Semana Nacional de Conciliação, e também foram compartilhadas orientações gerais sobre o evento. De acordo com a Diretoria Executiva do Nupemec, esta foi a última reunião realizada pelo Núcleo de Conciliação do TJPE antes da Semana de Conciliação.

Semana Nacional da Conciliação

Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os Tribunais de Justiça do país, a Semana Nacional da Conciliação é uma campanha anual que tem como intuito incentivar a cultura da conciliação. Neste ano, o evento acontece no período de 7 a 11 de novembro. Durante o evento em Pernambuco, o TJPE, através do Núcleo de Conciliação – Nupemec, vai concentrar esforços para solucionar o maior número possível de conflitos, por meio de acordo entre as partes.

Para a chefe de secretaria do Cejusc de Petrolina, Germana Mello dos Santos, a reunião com os colegas de outros Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania foi muito exitosa. Ela também comenta sobre as ações que a unidade de Petrolina vai promover durante o evento conciliatório. “A troca de experiência na reunião foi bastante positiva e esclarecedora. Para a Semana Nacional de Conciliação, estamos prontos para realizar 550 sessões de conciliação, além de obtermos o reconhecimento de paternidade de 600 crianças no I Encontro do Cejusc Petrolina – Pai Legal, que acontece no dia 8 de novembro. Será uma semana em que uniremos a solução pacífica de conflitos ao fomento à cidadania”, afirma.

Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são órgãos auxiliares das unidades jurisdicionais de 1º e 2º Graus do TJPE, que atuam promovendo a conciliação em processos que já tramitam na Justiça e, também, em demandas pré-processuais, que é quando as cidadãs e os cidadãos buscam a solução dos seus problemas sem que para isso tenham um processo formal no Judiciário. A prioridade dos Centros é atender ao público com orientações jurídicas e oferecer vias consensuais para os seus conflitos, apresentando não apenas o benefício do acordo e o caminho conciliatório, mas também uma efetiva redução do tempo dos seus respectivos litígios. Atualmente, o Judiciário estadual conta com 26 unidades de Cejuscs. Confira aqui os telefones e e-mails de todos os Cejuscs do Estado.

Acesse também o site do Nupemec e conheça mais sobre a atuação do Núcleo de Conciliação no TJPE.

Fonte: TJPE