Seção Judiciária da Bahia apresenta projeto de atendimento virtual em congresso de IA

Você está visualizando atualmente Seção Judiciária da Bahia apresenta projeto de atendimento virtual em congresso de IA
Foto: Ascom TRF1
Compartilhe

Durante o I Congresso de Inovação em Inteligência Artificial no Judiciário, realizado entre os dias 15 e 17 de janeiro de 2025, em Foz do Iguaçu/PR, a Seção Judiciária da Bahia (SJBA) apresentou o projeto “Atendimento ao Público via Chatbot com Inteligência Artificial”.

A iniciativa visa aprimorar o atendimento ao público por meio do software de conversa que recebeu o nome de “Juju e Jefinho”. A ferramenta utiliza inteligência artificial para fornecer informações detalhadas de processos por texto e áudio aos usuários via aplicativo de mensagens WhatsApp.

A novidade pode ser acessada pelo número (71) 3616-4656 ou diretamente no portal da SJBA.

Como funciona

A SJBA esclarece que o chatbot “Juju e Jefinho”, projeto da 2.ª Vara da Subseção de Vitória da Conquista, permite consultas detalhadas sobre processos dos Juizados Especiais Federais (JEFs) oferecendo atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana. A iniciativa busca reduzir a demanda por atendimentos presenciais e telefônicos, permitindo que os servidores se concentrem em outras tarefas relacionadas ao fluxo dos processos.

Segundo informações da Seccional, a delegação baiana, presente no congresso, foi composta pelos juízes federais Rafael Ianner (2.ª Vara da Subseção Judiciária de Vitória da Conquista) e Marcel Peres (vice-coordenador do LABahia); pela diretora do Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NUCGE), Liliana Kelsch Sarmento; e por Roberto Malheiros, servidor da 2.ª Vara da Subseção de Vitória da Conquista e desenvolvedor do Chatbot com IA.

O evento reuniu magistrados, pesquisadores, desenvolvedores de tecnologia, advogados e acadêmicos para debaterem sobre melhores práticas e desafios éticos e técnicos da implementação da inteligência artificial no sistema de justiça brasileiro.

Fonte: TRF-1

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados