Quilombolas recebem juízes federais em Volta Redonda (RJ)

Você está visualizando atualmente Quilombolas recebem juízes federais em Volta Redonda (RJ)
Compartilhe

Para divulgar ações do Foro Regional da Justiça Federal de Volta Redonda (RJ) e levar cidadania para a população da região de Pinheiral, no sul do Rio de Janeiro, o supervisor do Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal (CAIJF) da 2ª Região, juiz federal Vladimir Vitovsky, a juíza federal convocada ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da Segunda Região – NPSC2, Aline Miranda, e o juiz federal João Marcelo Oliveira Rocha, do 1º Juizado Especial Federal (JEF) de Volta Redonda, visitaram o Grupo Jongo de Pinheiral.

Formado por moradores da comunidade, o grupo mantém viva a expressão de origem africana deixada pelos negros escravizados da Fazenda São José dos Pinheiros, berço histórico da região. O intuito do encontro foi estabelecer contato para ações futuras voltadas para a cidadania com um grupo de descendentes quilombolas, que reúnem mais de cinquenta pessoas semanalmente em um ponto de Jongo do município.

Jongo

O artigo 216 da Constituição Federal, além de estabelecer a necessidade de preservação dos bens materiais e imateriais como patrimônio cultural brasileiro, em seu parágrafo 5º determinou o tombamento de todos os documentos e sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos. A tradição do Jongo, mantida pelos remanescentes dos quilombos vem, assim, resguardando as histórias dos seus antepassados.

Maria de Fátima da Silveira Santos, a Fatinha do Jongo de Pinheiral, uma das líderes do grupo, explicou que “o Jongo é música, é uma forma de transmitir mensagens, ao ritmo dos tambores e na sonoridade da voz. É chamado e resposta, que os negros já utilizam há mais de 300 anos”. Ela lembrou que a Casa do Jongo de Pinheiral tem um dos Jongos mais tradicionais do Sudeste, onde quase nada mudou, os tambores e as formas de transmissão e apresentação são as mesmas até hoje.

Reverenciado por toda a comunidade jongueira local, o mestre Casiúna, falecido em 1993, foi homenageado pelo município de Pinheiral, que criou, na data de seu aniversário, o Dia Municipal do Jongo. Maria Amélia, irmã de Fatinha, destacou a importância de se dar continuidade ao trabalho do mestre, a fim de que a consciência negra seja fortalecida e contribua para que as dificuldades e restrições por que ainda passam muitos afro-brasileiros sejam de fato extintas.

Apesar de o Estatuto da Igualdade Racial, instituído pela Lei 12.288, em julho de 2010, “garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica”, no encontro da comunidade com o CAIJF, relatos dos participantes, ainda revelaram a existência de intransigência religiosa em relação à comunidade jongueira de Pinheiral. Fatinha, no entanto, revelou que, no geral, a comunidade vem conseguindo grandes conquistas, como a área de terra de 2.812m2, que a Prefeitura de Pinheiral doou ao Centro de Referência e de Estudo Afro do Sul Fluminense (CREASF) no dia 20 de novembro do ano passado, dia da Consciência Negra.

Fundado em 1996 com o objetivo de preservar a dança de Jongo e aprimorar a biblioteca cultural afro brasileira na região, o CREASF desenvolve atividades em escolas e articula outros grupos de cultura popular da região.

Biblioteca

Como a Casa do Jogo de Pinheiral já possui uma pequena biblioteca focada nos temas da cultura negra, Vladimir Vitovsky fez uma doação de alguns exemplares da Constituição Federal e da cartilha “A Justiça Federal vai ao Cidadão”. A previsão é que em abril o CAIJF estará realizando sua primeira atividade no município de Pinheiral. Neste primeiro encontro, as ações de capacitação para cidadania estarão pautadas em noções de Direito e na função da Justiça Federal.

Fonte: TRF5