5ª Edição da Série Justiça Pesquisa
Ano 2023

Título: Estudo empírico das demandas envolvendo pessoas com deficiência
A pesquisa, realizada pela USP, em parceria com o CNJ no âmbito do programa Justiça Pesquisa, buscou identificar as causas motivadoras das ações de interdição da Pessoa com Deficiência, a aplicabilidade pelo Judiciário de instrumentos, como a tomada de decisão apoiada, e a avaliação biopsicossocial por equipe, entre outros previstos na Lei Brasileira de Inclusão,  Lei n. 13.146/2015.

Relatório Final

Sumário Executivo

Título: Estudos empíricos sobre a efetividade da jurisdição ambiental na Amazônia Legal
A Pesquisa “Estudos empíricos sobre a efetividade da jurisdição ambiental na Amazônia Legal” executada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) tem como objetivo compreender a atuação jurisdicional e a eficácia das decisões tomadas pelo Poder Judiciário nos conflitos socioambientais na Amazônia Legal. Busca-se compreender o panorama dos conflitos socioambientais na região e sua interação com a atuação e a estrutura do Poder Judiciário, na esfera preventiva e repressiva, nas ações criminais e civis, e os desafios tanto no nível das ações quanto das políticas judiciárias para o enfrentamento dessas questões.

Relatório Final

Sumário Executivo

Apresentação

Título: Lavagem de dinheiro, corrupção e recuperação de ativos: características processuais, funcionamento do arranjo institucional e alternativas de aperfeiçoamento.
Realização: Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa

O presente estudo tem por objetivo examinar o arranjo institucional voltado à prevenção, controle e repressão dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, bem como a recuperação de ativos no Brasil, com ênfase no tratamento dispensado pelo Judiciário, considerando-se as características observáveis dos processos judiciais e a percepção de seus principais atores sobre a temática.

Relatório Final

Sumário Executivo

Apresentação

Título: Comportamento judicial em relação à Convenção Americana sobre Direitos Humanos: uma análise empírica do Poder Judiciário brasileiro
Realização: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

O relatório “Comportamento Judicial em relação à Convenção Americana sobre Direitos Humanos: Uma Análise Empírica do Poder Judiciário Brasileiro” executada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná tem como objetivo identificar os motivos que levam à baixa aplicação dessa Convenção pelo Poder Judiciário brasileiro e realizar um diagnóstico da sua utilização nos últimos 13 anos, por meio de pesquisa empírica quantitativa e qualitativa.

Relatório Final

Sumário Executivo

 

 
Título: Letalidade prisional: uma questão de justiça e de saúde pública
Realização: Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa;  FGV – Fundação Getúlio Vargas
A pesquisa, realizada no âmbito da 5ª Edição do programa “Justiça Pesquisa”,  intitulada “Letalidade Prisional: Uma Questão de Justiça e de Saúde Pública” e executada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em colaboração com a Fundação Getúlio Vargas, investiga o fenômeno da letalidade prisional sob a custódia do Estado brasileiro. Os dois eixos analíticos que organizam a pesquisa são: (i) o evento e o processo da morte; e (ii) a contagem das mortes.

Relatório Final

Sumário Executivo

5ª Edição da Série Justiça Pesquisa
Ano 2021

Título: Diagnóstico do Contencioso Judicial Tributário Brasileiro
Realização: Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa

Este relatório apresenta os resultados finais da pesquisa “A Efetividade do Contencioso Judicial Tributário Brasileiro”, que tem por objetivo identificar como as soluções de litígios na área tributária poderiam ser melhoradas, buscando qualificar a prestação jurisdicional de acordo com os princípios constitucionais da celeridade, duração razoável do processo, contraditório e ampla defesa.

Sistematização

Aportes Iniciais

Relatório Final

Sumário Executivo

base de dados

 

4ª Edição da Série Justiça Pesquisa
Ano 2020

Título: Encarceramento, políticas públicas e atuação da Justiça em territórios de vulnerabilidade social
Realização: Universidade de São Paulo (USP)
Este relatório apresenta os resultados finais da pesquisa “Encarceramento, políticas públicas e atuação da Justiça em territórios de vulnerabilidade social”, obtidos nas regiões metropolitanas de Manaus – Amazonas (AM), Natal – Rio Grande do Norte (RN), Fortaleza – Ceará (CE), Campinas – São Paulo (SP), Goiânia – Goiás (GO), Cuiabá – Mato Grosso (MT), Porto Alegre – Rio Grande do Sul (RS).

Relatório Final de Pesquisa

Sumário Executivo

Título: Conflitos Fundiários Coletivos Urbanos e Rurais: uma visão das ações possessórias de acordo com o impacto do novo código de processo civil
Realização: Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa | Instituto Pólis
A presente pesquisa foi desenvolvida sob responsabilidade e coordenação independente dos autores e autoras e contou com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O principal objetivo desta pesquisa é apresentar, pela primeira vez, um diagnóstico abrangente sobre as ações possessórias coletivas de bens imóveis em diferentes instâncias do Judiciário brasileiro.

Relatório Final de Pesquisa

Sumário Executivo

Título: Mídia, Sistema de Justiça Criminal e Encarceramento: narrativas compartilhadas e influências recíprocas
Realização: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap)
A publicação contém os resultados de análises de notícias, sentenças criminais e entrevistas com atores do sistema de justiça criminal, nas cinco regiões do país, em 12 unidades federativas. A pesquisa analisou as influências recíprocas entre a imprensa com presença digital e o sistema de justiça criminal nos fenômenos da superlotação e superpopulação carcerária no Brasil.

Relatório Final de Pesquisa

Sumário Executivo

Título: A judicialização de benefícios previdenciários e assistenciais
Realização: Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper)
Esta pesquisa tem como principal objetivo investigar as causas da revisão judicial de decisões administrativas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) referentes à concessão ou revisão de benefícios previdenciários ou assistenciais, bem como apontar propostas de políticas para mitigar os custos associados ao elevado nível de litigância nessa área.

Relatório Final de Pesquisa

Sumário Executivo

3ª Edição da Série Justiça Pesquisa

Ano 2019

Título: Formas Alternativas de Gestão Processual: A Especialização de Varas e a Unificação de Serventias
Realização: Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ)

A presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo geral de estudar os modelos alternativos de gestão nos quatro tribunais da pesquisa. A partir da utilização de estudos quantitativos e qualitativos, contribuímos com: I) mapeamento das soluções existentes e II) estimação dos impactos no tempo de tramitação de processos.

Relatório Analítico Propositivo

 

Título: Mediação e conciliação avaliadas empiricamente
Realização: Universidade de São Paulo (USP)

A presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo geral de “investigar o fluxo e a forma de gestão dos processos da Justiça Estadual de primeiro grau, com relação à existência de mediação e/ou conciliação.”

Relatório Analítico Propositivo

Sumário Executiv​o

Apresentação

Vídeo

Título: A Oitiva de crianças no Poder Judiciário Brasileiro
Realização: Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Apresentação de Relatório Final referente aos resultados da pesquisa realizada pela Universidade de Fortaleza, responsável pelo Projeto “A oitiva de crianças no Poder Judiciário brasileiro: estudo com foco na implementação da Recomendação n. 33/2010 do CNJ e da Lei n. 13.431/2017”, classificado nos termos do Edital de Convocação Pública e Seleção n. 02/2017 do Conselho Nacional de Justiça.

Relatório Analítico Propositivo

Sumário Executivo

Apresentação

Título: Judicialização da Saúde no Brasil: Perfil das Demandas, Causas e Propostas de Solução
Realização: Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper)

O principal objetivo desta pesquisa foi o de contribuir para a compreensão da judicialização da saúde por meio de uma análise de representatividade nacional, com classificação que identifique tipos de demandas e características das decisões judiciais. Esse diagnóstico oferece elementos que podem orientar políticas judiciais para o aprimoramento da solução de conflitos na área.

Relatório Analítico Propositivo

Sumário Executivo

Apresentação

Título: Justiça Criminal, Impunidade e Prescrição
Realização: Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo e Associação Brasileira de Jurimetria

Os objetivos da presente pesquisa são construir um panorama da persecução penal à corrupção no Brasil; analisar empiricamente o fenômeno da corrupção à luz da interpretação sociocultural; analisar empiricamente o fenômeno da corrupção à luz da interpretação neoinstitucional; e evidenciar como os achados empíricos desta pesquisa podem contribuir para a formulação de políticas públicas de combate e prevenção da corrupção.

Relatório Analítico Propositivo

Sumário Executivo

Apresentação

2ª Edição da Série Justiça Pesquisa
Ano 2017

Título: Uma Análise quantitativa e qualitativa do Impacto da implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na produtividade dos Tribunais
Realização: Fundação Getúlio Vargas

Justiça Pesquisa
Justiça Pesquisa
O Processo Judicial Eletrônico (PJe) foi desenvolvido para uniformizar e automatizar os trâmites processuais, visando ganhos significativos em termos de eficiência, efetividade e redução de custos. Neste estudo, foram pesquisados bancos de dados, listas de processos; além da realização de entrevistas e aplicação de questionários em usuários e desenvolvedores do sistema para avaliação do tempo de processamento dos casos, formas de planejamento, regulação e execução do processo de implantação do PJe.

Relatório Analítico Propositivo

Sumário Executivo

Apresentação

Título: Os Maiores Litigantes nas Ações Consumeristas na Justiça Estadual: Mapeamento e Proposições
Realização: Associação Brasileira de Jurimetria

A presente pesquisa teve como objeto compreender o volume e o perfil dos processos que envolvem direito do consumidor é condição necessária para uma boa administração da Justiça. Sua hipótese primordial é a de que 30 litigantes estavam envolvidos como réus em uma proporção relevante das ações consumeristas em tramitação na justiça estadual. A hipótese foi obtida e verificada nas extrações de dados dos tribunais, considerando diferentes cortes de tempo, região e perfil empresarial.

Relatório Analítico Propositivo

Sumário Executivo

Apresentação

Título: Entre práticas retributivas e restaurativas: a Lei Maria da Penha e os avanços e desafios do Poder Judiciário
Realização: Universidade Católica de Pernambuco

O presente estudo, depois de mais de uma década de aplicação da Lei Maria da Penha pelo Judiciário brasileiro, pesquisou os perfis de vítimas e atores do sistema judicial, trazendo a possibilidade de pensar a violência doméstica contra a mulher. Foram feitas análises documentais de processos criminais; entrevistas semiestruturadas com magistrados e mulheres vítimas de violência doméstica; realizados grupos focais com membros de equipes multidisciplinares dos juizados e varas de violência doméstica e familiar contra a mulher; e mapeamento da literatura e experiências estrangeiras referentes à utilização de práticas restaurativas quanto ao tema.

Relatório Analítico Propositivo

Sumário Executivo

Apresentação

Título: Audiência de custódia, prisão provisória e medidas cautelares: obstáculos institucionais e ideológicos à efetivação da liberdade como regra
Realização: Fórum Brasileiro de Segurança Pública

A presente pesquisa se propôs a investigar os elementos estruturais e ideológicos que fomentam o uso abusivo da prisão provisória no Brasil. Para tanto, buscou-se identificar quais as modificações implementadas em cada um dos seis estados pesquisados, mais especificamente em suas capitais, no âmbito do Poder Judiciário, para a implementação das Audiências de Custódia e das medidas cautelares no processo penal.

Relatório Analítico Propositivo

Sumário Executivo

Apresentação

Título: Pilotando a Justiça Restaurativa: o Papel do Poder Judiciário
Realização: Fundação José Arthur Boiteux

 O objeto da pesquisa “Pilotando a Justiça Restaurativa: o Papel do Poder Judiciário”, é a Justiça Restaurativa conduzida pelo Poder Judiciário, no Brasil, no período compreendido entre os primeiros anos do século XXI até o presente (2005-2017). O objetivo geral foi o de conhecer o “estado da arte”, o “rosto” da Justiça Restaurativa “pilotada” pelo Poder Judiciário no Brasil, especialmente dos programas em construção.

Relatório Analítico Propositivo

Sumário Executivo

Apresentação

Título: Ações coletivas no Brasil: o processamento, o julgamento e a execução das tutelas coletivas
Realização: Sociedade Brasileira de Direito Público

O objetivo desta pesquisa foi apresentar um quadro descritivo e analítico da tutela coletiva de direitos no Brasil, examinando empiricamente o funcionamento e a eficiência das ações coletivas, dos instrumentos processuais existentes para canalizar a defesa de direitos transindividuais e individuais homogêneos e para assegurar o cumprimento das decisões em processos coletivos, bem como os mecanismos extrajudiciais atualmente existentes.

Relatório Propositivo Analítico

Sumário Executivo

Apresentação


1ª Edição da Série Justiça Pesquisa
Ano 2015

Título: Lei de Improbidade Administrativa – Obstáculos à plena efetividade do combate aos atos de improbidade
Realização: Universidade de Itaúna

Relatório
Sumário Executivo

Título: Dos Espaços aos Direitos – A realidade da ressocialização na aplicação das medidas socioeducativas de internação das adolescentes do sexo feminino em conflito com a lei nas cinco regiões
Realização: Universidade Católica de Pernambuco

RelatórioJustiça e Pesquisa
Sumário Executivo

Título: Perfil do Acesso à Justiça nos Juizados Especiais Cíveis
Realização: Universidade de São Paulo

Relatório
Sumário Executivo

Título: A Força Normativa do Direito Judicial – Uma análise da aplicação prática do precedente no direito brasileiro e dos seus desafios para a legitimação da autoridade do Poder Judiciário
Realização: Universidade Federal de Minas Gerais

Relatório
Sumário Executivo

Título: Judicialização da Saúde no Brasil – Dados e experiências
Realização: Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Relatório


Sumário Executivo

Título: Trabalhar na Magistratura, Construção da Subjetividade, Saúde e Desenvolvimento Profissional
Realização: Fundação Vanzolini

Relatório
Sumário Executivo

Título: Tempo dos Processos relacionados à Adoção no Brasil – Uma análise sobre os impactos da atuação do Poder Judiciário
Realização: Associação Brasileira de Jurimetria

Relatório
Sumário Executivo