Projeto expande políticas públicas no sistema prisional no interior do Piauí

Você está visualizando atualmente Projeto expande políticas públicas no sistema prisional no interior do Piauí
Presos da Penitenciária Regional de Oeiras (PI) participam de atividade sobre empreendedorismo do projeto Progressos, do TJPI. Foto: TJPI
Compartilhe

Durante o mês de abril, foram realizadas atividades voltadas aos reeducandos da Penitenciária Regional de Oeiras (PI), a partir da execução do projeto Progressos: Estratégia com Empreendimento. A parceria entre Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), Secretaria estadual de Justiça e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no estado promove o empreendedorismo e o desenvolvimento de habilidades para apoiar que essas pessoas voltem a participar do mercado de trabalho.

“Agimos em conjunto para impactar positivamente a vida dessas pessoas que hoje se encontram nas unidades prisionais. Isso proporciona meios para a efetiva reinserção social e evitando a reincidência no cometimento de crimes e o retorno ao sistema prisional”, explica o presidente do TJPI, desembargador Oliveira.

A secretária de Gestão Estratégica do TJPI, Lanny Cléo, afirma que, a partir da oferta de conteúdo de empreendedorismo, os presos ampliam sua visão de mundo e identificam potencialidades. E assim descobrem novas oportunidades que podem ser criadas ao saírem do ambiente prisional.

Coordenadora de Humanização da Penitenciária de Oeiras, Pâmila Vieira reforça a importância do projeto para as pessoas presas. “As atividades realizadas em virtude dessa parceria são muito produtivas e com participação ativa dos reeducandos, onde eles agregam conhecimento. Neste segundo encontro, eles aprenderam sobre práticas empreendedoras. Foi um espaço onde eles aprenderam muito e desenvolveram ideias a serem executadas quando eles retornarem ao convívio em sociedade.”

Fonte: TJPI

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal