PB: Judiciário adere à campanha de incentivo ao diagnóstico e tratamento precoce do glaucoma

Você está visualizando atualmente PB: Judiciário adere à campanha de incentivo ao diagnóstico e tratamento precoce do glaucoma
Foto: TJPB
Compartilhe

Atento aos cuidados com a saúde de magistrados e servidores, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, autorizou a iluminação do Palácio da Justiça na cor verde, durante todo o mês de maio, em apoio à campanha “24 Horas pelo Glaucoma”, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A campanha tem como foco o incentivo ao diagnóstico e tratamento precoces dessa doença e conta com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“A preservação da saúde dos servidores e magistrados constitui uma preocupação constante da Presidência do TJPB, porquanto a Carta Magna erigiu o direito à saúde a um patamar de direito de todos e dever do estado. Nesta senda, as campanhas institucionais de prevenção a doenças laborais devem ser estimuladas e difundidas, eis que a prevenção sempre será o melhor remédio”, ressaltou o juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Marques.

“O CNJ se solidariza com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia na mobilização nacional para a conscientização sobre o tema como forma de incentivar o diagnóstico e o tratamento precoce da doença, que é considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo”, destacou o secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener de Araújo.

A ação ocorre em sintonia com a Lei nº 10.456/2002 que instituiu 26 de maio como Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o problema atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta e é motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão.

De acordo com o CBO, no Brasil, mais de 1 milhão de pessoas têm a doença, sendo que quase a metade desconhece sua condição por ser um transtorno de evolução silenciosa, sem dor ou incômodo em sua fase inicial. Ainda conforme o Conselho, trata-se de uma doença ocular crônica sem cura, mas que, na maioria dos casos, pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.

Fonte: TJPB