Participação feminina: Justiça do Trabalho da 6ª Região lança Painel de Gênero

Você está visualizando atualmente Participação feminina: Justiça do Trabalho da 6ª Região lança Painel de Gênero
Compartilhe

Para acompanhar de forma atualizada a participação de magistrados, magistradas, servidores e servidoras, inclusive ocupantes de cargos comissionados, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região criou o “Painel de Gênero” – mecanismo que registra, em tempo real, o quantitativo feminino e masculino da instituição. A construção do painel é uma iniciativa do Subcomitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina do TRT-6, tendo a execução sido realizada pela Divisão de Governança em Gestão de Pessoas e pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Entre os dados apontados na ferramenta, o público pode, por exemplo, constatar que, do quadro total de 142 magistrados, existe um equilíbrio no aspecto gênero. São 77 profissionais do sexo feminino (juízas) e 65 do sexo masculino (juízes). A situação se inverte na categoria  servidor, cujo total de 1.855 pessoas é formado por 958 homens (servidores) e 897 mulheres (servidoras).

O painel eletrônico também mostra percentuais do sexo masculino e feminino em categorias diversas, tais como: ocupações de cargos e funções por homens e mulheres ao longo do ano (mês a mês); distribuição de homens e mulheres nos 1º e 2º graus de jurisdição – assim como nos cargos de livre nomeação da Presidência (CJs) e Funções Comissionadas (FCs).

Os dados do “Painel de Gênero” são automaticamente atualizados e podem ser acessados pelo Portal (Institucional / Colegiados Temáticos / Subcomitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina).

Confira os dados do “Painel de Gênero”

Fonte: TRT6

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais