Observatório de Causas de Grande Repercussão realiza primeira reunião do ano

Você está visualizando atualmente Observatório de Causas de Grande Repercussão realiza primeira reunião do ano
Reunião do Observatório de Causas de Grande Repercussão. Foto: Ana Araújo / Ag. CNJ.
Compartilhe

O Observatório de Causas de Grande Repercussão (OCGR) teve, nesta quarta-feira (28/2), o seu primeiro encontro de 2024. Durante a reunião, que aconteceu na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os integrantes repassaram todos os temas que estão sob acompanhamento do colegiado. “Analisamos o status dos processos e deliberamos sobre os relatórios que serão elaborados e apresentados no próximo encontro”, informou a secretária-geral do CNJ, juíza Adriana Cruz. O grupo agendou a próxima reunião para o dia 20 de março.

Compõem o OCGR integrantes do CNJ e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Além deles, o Advogado-Geral da União, o Defensor Público-Geral Federal e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil participam como observadores. Pelo CNJ, além da secretária-geral e de juízes auxiliares, integram o OCGR os conselheiros João Paulo Schoucair, Giovanni Olsson e Bandeira de Mello.

Missões in loco

Em janeiro, integrantes do OCGR e da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) formaram missão conjunta com destino a Maceió. Na capital alagoana, os integrantes observaram in loco os efeitos ambientais, sociais e econômicos do desastre decorrente da exploração de sal-gema, utilizado como insumo pela indústria petroquímica. “Nossa função é proporcionar um bom ambiente para que os envolvidos cheguem a uma boa solução”, destacou a secretária-geral do CNJ.

Durante a reunião, também foi feita uma análise da situação de territórios indígenas, em razão da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n. 991, referente às medidas de proteção aos povos isolados e de recente contato.

Integração institucional

Com caráter nacional e permanente, o observatório foi instituído por meio da Portaria Conjunta CNMP/CNJ n. 1 para promover a integração institucional, elaborar estudos e propor medidas concretas de aperfeiçoamento do sistema nacional de Justiça.

Ele atua em situações de alta complexidade, grande impacto e elevada repercussão social, econômica e ambiental. Trata-se de um espaço para discutir soluções e estimular a celeridade nas respostas às vítimas, por meio da cooperação entre instituições.

Casos como o da Boate Kiss, da morte do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista Dom Philips, do desastre da barragem de Mariana, crimes contra a vida praticados contra a comunidade LGBTQIAPN+, e outros também são foco do acompanhamento pelo OCGR.

Texto: Mariana Mainente
Edição: Beatriz Borges
Agência CNJ de Notícias