Lançamento de Fórum Nacional marca luta de magistrados negros pela equidade racial

Você está visualizando atualmente Lançamento de Fórum Nacional marca luta de magistrados negros pela equidade racial
Lançamento do FONAER. Juíza auxiliar da Presidência do CNJ Karen Luise Souza; ministro Vieira de Mello; presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura; presidente do Supremo Tribunal Fedeal e do CNJ, ministra Rosa Weber; ouvidora nacional da Mulher, ministra Maria Helena Mallmann; Isadora de Oliveira Silva, assessora de Ações Governamentais do Ministério da Igualdade Racial; e o juiz Fábio Esteves do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios - Foto: Rômulo Serpa/Agência CNJ
Compartilhe

A presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, lançou, nesta sexta-feira (31/3), o Fórum Nacional do Poder Judiciário para a Equidade Racial (Fonaer). Instalado com o propósito de combater a discriminação racial na Justiça, o Fórum é um marco na concepção do Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial, instituído pela Resolução CNJ n. 490/2023. A cerimônia foi seguida do lançamento dos Cadernos de Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal: Concretizando Direitos Humanos específicos sobre a igualdade racial.

Em sua fala, a ministra Rosa Weber ressaltou a importância de ambas as iniciativas. “Hoje são celebrados dois avanços extraordinários que convergem na mesma direção e no mesmo sentido, que é o de promover a igualdade e combater a discriminação racial – verdadeira chaga da nossa sociedade. Esses avanços vêm impulsionar a concretização de objetivos fundamentais do Estado Democrático de direito consagrados na nossa Constituição Cidadã de 1988, quais sejam, construir uma sociedade mais livre, justa e solidária e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”, afirmou a presidente do CNJ. 

A iniciativa busca o aperfeiçoamento do Sistema de Justiça, por meio do Programa de Equidade Racial do Poder Judiciário, e mediante ações concretas contra a desigualdade, assim como implementar ações previstas no Estatuto da Igualdade Racial, alinhando-se à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável.

O conselheiro Vieira de Mello Filho, coordenador do Comitê Gestor do Fórum, disse que “[…] não há tarefa fácil no Conselho, mas as que recebemos são todas muito importantes para a sociedade brasileira. O que não nos pode faltar é coragem, resiliência e força para cumpri-las, e isso nós faremos no Fonaer”, concluiu o ministro.

Programa do CNJ

Uma das idealizadoras do Programa de Equidade Racial do CNJ, a juíza auxiliar da Presidência do Conselho Karen Luise Souza apresentou as principais ações realizadas desde sua concepção, bem como os objetivos, consequências, desafios e um mapa de benefícios dos projetos e iniciativas.  

Ao contextualizar o cenário sociocultural relativo à condição da população negra na sociedade, a magistrada expôs dados da desigualdade racial, da violência contra esses homens e essas mulheres, da representatividade de pessoas pretas e pardas nas esferas judiciárias, entre outros, que se revelaram alarmantes e prejudiciais. “São números que não deixam dúvida de que o racismo é um problema estrutural no Brasil e que se expressa no sistema de Justiça por meio do racismo institucional”, frisou. 

A juíza enfatizou também que a iniciativa não é uma ação de exclusividade do CNJ, nem das entidades vinculadas, mas sobretudo, “um programa da sociedade brasileira e para a sociedade brasileira”.  

“Trata-se de um programa feito com base nas evidências que já dispomos, com a utilização de mecanismos que reafirmam nosso compromisso, inclusive internacional, de eliminar o racismo. Um programa que poderá produzir resultados concretos em curto, médio e longo prazo. Resultados estes que poderão romper definitivamente com a naturalização das desigualdades raciais no nosso país, ampliando o acesso à Justiça, aumentando a representatividade e promovendo tomadas de decisões cada vez mais próximas da condição humana cada vez mais emancipatórias”, concluiu.  

Lançamento do Fórum Nacional do Poder Judiciário para a Equidade Racial e dos “Cadernos de Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF): Concretizando Direitos Humanos” – Foto: Rômulo Serpa/Ag. CNJ

Adesões

De acordo com o ministro Vieira de Mello, já estão em andamento medidas concretas para viabilizar a implementação segura do Pacto Nacional pela Equidade Racial, por meio de seus quatro eixos: a promoção da equidade racial; a desarticulação do racismo institucional; a sistematização dos dados raciais nos tribunais; e a articulação interinstitucional e social para a garantia de cultura antirracista na atuação do Poder Judiciário.

Também estão em desenvolvimento ações concretas para a construção de um cadastro nacional de heteroidenficação para subsidiar as bancas de concursos públicos, o aprimoramento das resoluções que disciplinam os concursos no Poder Judiciário – fortalecendo o sistema de cotas raciais -, a organização de um sistema de colheita de subsídios para a elaboração da resolução relativa à Política de Equidade Racial do Poder Judiciário, a definição de demandas já previstas no Relatório de Igualdade Racial, e o estabelecimento de rotinas de trabalho entre o comitê executivo e o Fonaer.

Até o momento, já aderiram ao Pacto Nacional do Judiciário Pela Equidade Racial, 51% da Justiça Estadual, 33% da Justiça Eleitoral, 37% da Justiça do Trabalho, e 66% da Justiça Federal. 

Acompanhe as adesões dos tribunais pelo país

Combate à desigualdade no Poder Executivo

Isadora de Oliveira Silva, assessora de Ações Governamentais do Ministério da Igualdade Racial (MIR), que participou da cerimônia, parabenizou o CNJ pela iniciativa e falou sobre a importância do Poder Judiciário como instituição determinante na efetivação da igualdade racial. 

“A proteção legal e constitucional da igualdade racial baliza o compromisso do Estado brasileiro, mais do que como governo ou instituições específicas, com essa efetivação. Por isso, essa é uma responsabilidade de qualquer instituição pública. Hoje, nós vemos um importante passo do CNJ e das instituições parceiras nesse sentido”, afirmou. 

Caderno de jurisprudência do STF

A cerimônia também foi marcada pelo lançamento dos “Cadernos de Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF): Concretizando Direitos Humanos”, uma das ações do Pacto Nacional do Judiciário pelos Direitos Humanos, firmado entre o CNJ e o STF, e que também vão ao encontro do Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial.

São cinco volumes dedicados a temas da agenda de direitos humanos. No volume que trata do “Direito à Igualdade Racial”, são reunidas 13 decisões que tratam de questões como o conceito de racismo e o alcance da liberdade de expressão (que não protege a incitação ao racismo); as ações afirmativas para ingresso em Universidades públicas e em concursos públicos e o princípio constitucional da igualdade material; os critérios constitucionais para identificação de comunidades quilombolas; a discriminação de religiões de matriz africana; a violência e a letalidade policial e o racismo estrutural e a injúria racial como espécie do gênero racismo.

Esse volume, tal como os demais, é resultado da cooperação entre o CNJ (por meio da Unidade de Monitoramento e Fiscalização das Decisões da Corte Interamericana), o STF (por meio da Secretaria de Altos Estudos) e o Max-Planck-Institute for Comparative Public Law and International Law, com a participação das pesquisadoras e pesquisadores da Rede ICCAL-Brasil.

Texto: Juliene Andrade
Edição: Jônathas Seixas
Agência CNJ de Notícias 

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais