Justiça piauiense lança inteligência artificial para otimizar prestação jurisdicional

Você está visualizando atualmente Justiça piauiense lança inteligência artificial para otimizar prestação jurisdicional
Foto: Divulgação TJPI.
Compartilhe

O Opala Lab (Laboratório de Inovação) do Tribunal de Justiça do Piauí apresentou dois projetos desenvolvidos pela unidade nestes primeiros 100 dias de gestão. A exposição foi feita na sessão plenária desta segunda-feira (17) pelos técnicos do setor, que tem o desembargador José Wilson Ferreira de Araújo Júnior, como Supervisor-geral.

Segundo ele, tanto o projeto Julia (Justiça Auxiliada pela Inteligência Artificial) quanto o Assinador Mobile PJe visam o desenvolvimento de práticas que aumentam a produtividade e auxiliam a gestão. “Como responsáveis pelo setor, trabalhamos de modo a desenvolver sistemas que possam agilizar nosso trabalho, como esse que vai permitir desembargadores e juízes a assinar suas decisões e despachos por meio do celular. Quanto à Julia, ela fará a análise de petições, facilitará o acesso à informações, acompanhamento processual, jurisprudências e consulta processual”.

O secretário-executivo do Opala Lab Glaydson Vilanova Viana Coelho, observou que a função do Laboratório “é oferecer sistemas para melhoria de processos e práticas, visando o incremento de produtividade, em especial, através da implantação de técnicas de inteligência artificial computacional para construção de ferramentas ativas de auxílio à gestão”.

ASSINADOR MOBILE PJe

O Assinador Mobile PJe, que tem como gerente o servidor Eucassio Gonçalves Lima Júnior, vai aumentar a segurança de acesso ao sistema implementando a autenticidade em dois fatores e também vai permitir que magistrados acessem documentos no computador sem o token físico.

JULIA

Atuará de forma a otimizar as rotinas, automatizando tarefas, com a análise de grandes volumes de dados. Também fará a identificação de tendências e padrões e a geração de recomendações.

“A Julia vai acessar o whatsapp dos responsáveis pelos processos em cada setor e informá-los quais estão na iminência de serem baixados. Esta será sua atuação ativa. Ela também atuará de forma reativa, repassando informações quando for procurada. Hoje a Julia já conta com mais de 46 mil informações cadastradas e a ideia é triplicar em breve”, explica Dimmy Karson Soares Magalhães, gerente do projeto.

Como avanço da Julia, estão previstos para incremento em sua atuação a geração de texto jurídico, o entendimento de pedidos judiciais, a integração com o SEI e GLPI, a integração com fluxos do PJe, a análise de precedentes e a análise de jurisprudências.

Fonte: TJPI.

Macrodesafio - Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional