Tribunal de Justiça da Paraíba lança sistema de Inteligência Artificial

Você está visualizando atualmente Tribunal de Justiça da Paraíba lança sistema de Inteligência Artificial
Foto: TJPB
Compartilhe

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, lança, nesta terça-feira (2/5), o ‘Sebastiana’, uma Inteligência Artificial (IA), que produzirá dados de movimentação processual, permitindo mais celeridade e um serviço de excelência, beneficiando a Justiça estadual e o jurisdicionado.

O mecanismo será lançado, às 11h, durante reunião virtual de trabalho, onde ocorrerá a explicação de funcionamento e atuação do sistema. O evento será transmitido pelo canal oficial do TJPB no Youtube.

Para o desembargador-presidente, João Benedito, o ‘Sebastiana’ é um relevante avanço tecnológico que proporcionará ganho de tempo e eficiência para o Poder Judiciário paraibano.

O juiz auxiliar da Presidência, Fábio Araújo, explicou que a Inteligência Artificial tem a finalidade de auxiliar o gabinete na indicação das movimentações, a fim de que possa espelhar a realidade dos autos perante o Conselho Nacional de Justiça.

“O Sebastiana traz um ganho de transparência no que diz respeito à tramitação processual, pois teremos movimentações fidedignas com as informações contidas dentro dos processos, e facilitará o acompanhamento pelas instâncias superiores, a exemplo do CNJ, que terá um acompanhamento mais aprimorado das informações que estamos processando”, realçou Fábio Araújo.

Fonte: TJPB

Macrodesafio - Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional