Justiça Federal da 5ª Região inaugura mais uma usina fotovoltaica

Você está visualizando atualmente Justiça Federal da 5ª Região inaugura mais uma usina fotovoltaica
Foto: TRF5
Compartilhe

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que atende a estados do Nordeste, concluiu os trabalhos de montagem de mais uma usina fotovoltaica. A nova unidade foi instalada no edifício-sede em Recife (PE), na coberta do termoacumulador. A expectativa é de que a energia obtida com a instalação dos 144 painéis solares seja suficiente para abastecer a área do estacionamento, possibilitando quase 100% de economia.

Após a instalação dos equipamentos, são realizados testes para verificar se o sistema está dentro dos parâmetros elétricos planejados. Além disso, a unidade passa por uma vistoria realizada pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) – somente após a aprovação, o sistema da usina é interligado à rede da empresa de energia.

A primeira usinas fotovoltaica do TRF5 foi montada no telhado da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe), em dezembro do ano passado. Foram instalados 132 painéis fotovoltaicos, quadro de energia, entre outros dispositivos. A estimativa é de que o Tribunal alcance uma economia de, aproximadamente, 80% no consumo de energia.

Projeto

Uma terceira usina será montada na coberta da Ampliação (antigo prédio da Caixa Econômica Federal), também na capital pernambucana. O projeto desta unidade foi selecionado pela Celpe, por meio da Chamada Pública REE 001/2020, para receber investimentos necessários à implantação. O programa da empresa de energia prevê a destinação de recursos para o poder público, com o objetivo de promover o uso eficiente e combater o desperdício de energia elétrica, ficando todo o serviço de instalação sob responsabilidade da Companhia Energética.​

Fonte: TRF5