Justiça do Trabalho de Campinas promove debate sobre escuta qualificada de vítimas de tráfico de pessoas

Você está visualizando atualmente Justiça do Trabalho de Campinas promove debate sobre escuta qualificada de vítimas de tráfico de pessoas
O treinamento foi direcionado a magistrados e servidores - Foto: Ascom TRF15
Compartilhe

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região promoveu, na última semana, a Oficina “Protocolo de Escuta Qualificada de Vítimas de Tráfico de Pessoas”. O treinamento foi direcionado a magistrados e servidores do TRT-15, magistrados da Justiça Federal da 3ª Região, além de procuradores do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho.

A atividade, que contou com o financiamento do fundo da Organização Internacional das Migrações (OIM), foi aberta pelo vice-diretor da EJud-15, desembargador Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo, responsável por dar as boas-vindas aos participantes e apresentar a expositora Ludmila Ribeiro Paiva, consultora da OIM especializada no tema tráfico de pessoas.

Ao longo do treinamento, foram abordados os conceitos básicos, os dados globais e a legislação nacional e internacional envolvendo a temática. Os detalhes do Protocolo de Escuta Qualificada de Vítimas de Tráfico de Pessoas, estabelecido pela OIM, e os critérios de identificação dos grupos vulneráveis e mais propensos a serem vítimas desse crime também foram analisados pela facilitadora. No período da tarde, os inscritos participaram de simulações de escuta qualificada, para colocar em prática o conhecimento teórico abordado no curso.

Por meio de conteúdo teórico e prático, a oficina possibilitou aos participantes a análise das estratégias e abordagens mais eficazes no enfretamento ao tráfico de pessoas, além da utilização das orientações recebidas para a realização de uma escuta qualificada das vítimas.

Fonte: TRT15

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais