Judiciário paulista celebra Dia e participa da Semana Nacional de Arquivos

Você está visualizando atualmente Judiciário paulista celebra Dia e participa da Semana Nacional de Arquivos
Arte: TJSP
Compartilhe

Para comemorar o Dia Internacional dos Arquivos, celebrado na quarta-feira (9/6), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e outras instituições do país participam da 5ª Semana Nacional de Arquivos. Este ano, houve recorde de instituições participantes: serão 482 eventos on-line até o fim da semana.

Por meio da exposição Luiz Gama e o Judiciário paulista no século XIX, o TJSP apresenta a vida e obra do jornalista, poeta, escritor e abolicionista brasileiro Luiz Gonzaga Pinto da Gama. A mostra exibe processos digitalizados que contaram com a atuação do “Orfeu de Carapinha”, conhecido por pleitear direitos de escravizados, como a alforria. Durante a semana também estão sendo realizadas visitas monitoradas virtuais no Palácio da Justiça, sede da Corte Paulista, e no Museu do TJSP.

Na programação do dia, a Rede de Memória da Justiça Brasileira (Memojus Brasil) promoveu o bate-papo “Arquivos Permanentes do Poder Judiciário: Preservação e Difusão”. Participaram Cristiano Menezes Alvares, servidor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), com o tema “RDC-Arq, Gestão Documental e Preservação da Memória no TJDFT”, e Deusa Costa, integrante da Associação Nacional de História – Seção Amazonas, com o tema “Arquivos Permanentes e Educação Patrimonial”. Os mediadores foram o juiz Carlos Alexandre Böttcher (TJSP) e as juízas Anita Job Lübbe (TRT4) e Ingrid Schroder Sliwka (JFRS/TRF4).

Como a memória é patrimônio que deve ser mantido e serve de alicerce para o presente e para a construção do futuro, o TJSP mantém Arquivo Permanente disponível a qualquer pessoa interessada. São informações sobre processos catalogados pela Coordenadoria de Gestão Documental e Arquivos do TJSP devido ao caráter secundário de importância histórica.

Fonte: TJSP