Portuguese PT English EN Spanish ES
MT: Livro conta história do Poder Judiciário até enfrentamento da pandemia
MT: Livro conta história do Poder Judiciário até enfrentamento da pandemia
Foto: TJMT

Os avanços judiciais, tecnológicos e administrativos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) estão retratados em 300 páginas virtuais disponibilizadas no livro Trajetória do Poder Judiciário de Mato Grosso 1874-2020. Dados e registros históricos sustentam a história da Instituição desde a fundação até a total virtualização dos processos, demonstrando as realizações desses 146 anos de existência, dentre elas, a modernização dos processos e serviços e a implantações de novas ferramentas que permitiram inovações na entrega da prestação jurisdicional.

O projeto é uma ferramenta de socialização da história do Judiciário matogrossense com toda a população. Afinal de contas, a instituição trabalha para servir à sociedade. A obra também tem por objetivo registrar e demonstrar a evolução do serviço público prestado pelo TJMT como, por exemplo, a ampliação do acesso à Justiça, celeridade no andamento dos processos, economia do erário, ações socioambientais, dentre outras conquistas.

O livro guarda um capítulo especial para a informatização do Judiciário, iniciada no ano de 1984. Em 15 páginas, finalizada por uma linha do tempo que situa o leitor ao longo desses 146 anos, são demonstrados os passos trilhados pelo TJMT na busca pela rapidez, com segurança, do andamento processual. Neste espaço, há um destaque especial dedicado ao Processo Digital eletrônico, relacionando desde o momento da implantação até a total expansão do sistema.

Também merece destaque outros temas abordados ao longo da obra como ações sociais, inovação e modernização do Judiciário, o pioneirismo na luta contra a violência de gênero, a biografia dos desembargadores e desembargadoras que compõem o pleno da instituição e a apresentação do corpo de juízes e juízas que trabalham nas comarcas, por exemplo. O volume traz ainda informações sobre as sedes do Tribunal de Justiça e sobre as insígnias da instituição, sobre a divisão do estado, os primeiros bacharéis de Mato Grosso e um cronograma das sedes que já abrigaram o Tribunal, entre outras.

Escrita em 2020, o exemplar é uma complementação do livro 130 anos do Poder Judiciário de Mato Grosso. Ele foi escrito pela historiadora Elizabeth Madureira, com pesquisa e redação da assessora de imprensa do TJMT Keila Maressa e fotos institucionais de Alair Ribeiro. A coordenação da edição atualizada foi realizada pela servidora nomeada diretora-geral à época, Claudenice Deijany F. de Costa, em conjunto com a jornalista coordenadora de Comunicação, Mariane de Oliveira. O livro foi produzido pela Entrelinhas Editora.

A edição virtual está disponibilizada no Portal do TJMT e pode ser acessada pelo menu Institucional >> Anos de História >> Trajetória do Poder Judiciário de Mato Grosso 1874-2020.

Fonte: TJMT

A
Fechar Menu