Judiciário gaúcho lança novo serviço de atendimento pelo Balcão Virtual

Você está visualizando atualmente Judiciário gaúcho lança novo serviço de atendimento pelo Balcão Virtual
Arte: CNJ
Compartilhe

A população e operadores e operadoras do Direito têm à disposição, no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), um novo serviço de atendimento nos mesmos moldes como é realizado no balcão dos cartórios dos Foros. É o serviço Balcão Virtual que nasceu a partir da Resolução Nº 372/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O contato com os cartórios judiciais pode ser realizado diretamente por WhatsApp para esclarecer dúvidas sobre o andamento de processos ou conseguir a informação de que precisa, enviando uma mensagem de texto para o Balcão Virtual da Vara. Já nas secretarias de Câmara no 2º grau, o atendimento direto será por videoconferência.

A pessoa, logo no início do atendimento, precisa informar o nome e o número do processo de interesse. Se necessário, é possível solicitar o agendamento de uma videochamada. Neste caso, é preciso ter em mãos um documento de identificação, que poderá ser solicitado.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação do TJRS, Antonio Braz, “o novo serviço de atendimento do Balcão Virtual é um canal direto com as unidades judiciais de 1º e 2º graus e se soma ao serviço de atendimento de suporte ao Advogado para o processo eletrônico, sendo mais um serviço virtualizado durante a pandemia e faz parte do processo de transformação digital do Poder Judiciário. É importante lembrar que além da implantação do eproc, já foram virtualizados os atendimentos dos JECs e CEJUCs, ampliando o acesso à justiça neste momento em que são impostas muitas restrições.”

Conforme o juiz-corregedor do Tribunal, André Tesheiner, a importância do projeto se traduz na nova realidade on-line que chegou para ficar. “Hoje abrimos contas digitais pelo celular, compramos pelo computador, realizamos teleconsultas, participamos de reuniões por videoconferência. Estamos cada vez mais acostumados aos serviços on-line, especialmente em razão da pandemia, mas não apenas por isso. Cada vez menos há necessidade de deslocamentos físicos. O Judiciário deve caminhar nesse mesmo sentido, por isso, oferecemos este novo serviço, que pode evitar a necessidade de advogados e demais cidadãos comparecerem Foro, sem que, desta maneira, perca-se a qualidade do atendimento.”

Principais dúvidas

Qual o horário de funcionamento?
Durante a pandemia, funciona das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Onde eu encontro os números para o atendimento?
No site do Balcão Virtual, no endereço https://www.tjrs.jus.br/novo/processos-e-servicos/servicos-processuais/balcao-virtual

E se eu tiver problemas técnicos?
Advogados e advogadas, utilize os canais Site do CADI (portal e atendimento por chat), e-mail eproc@tjrs.jus.br ou telefone (51) 3210-7965
Para a população, contato via Ouvidoria

Fonte: TJRS