Internos da Fundação Casa expõem grafites na biblioteca de Guarulhos

Você está visualizando atualmente Internos da Fundação Casa expõem grafites na biblioteca de Guarulhos
Compartilhe

Na sexta-feira (2/12), foi inaugurada exposição com obras do projeto Arte para Todos – II Concurso de Grafite do Socioeducativo de Guarulhos (SP), que levou a arte do grafite para internos da Fundação Casa. Os trabalhos ficarão expostos na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato até dia 31, das 9h às 18 horas, com entrada franca.

O projeto é uma parceria entre a Vara da Infância e Juventude de Guarulhos, a coordenadoria da Infância do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), a Fundação Casa, Condor Pincéis, Prefeitura de Guarulhos e os artistas plásticos Aleksandro Reis e Uebes. Ao todo, participaram 26 jovens entre 13 e 21 anos. De início, Aleksandro Reis ministrou workshops nas três unidades da fundação em Guarulhos. Depois, os jovens submeteram grafites com o tema Paz e Tolerância para o concurso. Os 10 primeiros colocados, escolhidos por comissão julgadora formada por representantes das instituições participantes, ganharam um curso de grafite ministrado pelo artista Uebes.

Para o juiz assessor da vice-presidência Daniel Issler, idealizador do projeto, o principal benefício das aulas de grafite é elevar a autoestima dos jovens. “Eles sentem-se motivados quando aprendem uma atividade nova e descobrem que podem mudar sua realidade”, afirmou. Sob a supervisão dos artistas plásticos, os internos pintaram paredes da Fundação Casa — uma delas com a figura do ícone sul-africano Nelson Mandela. “Se não pensarmos em como o adolescente sairá da internação, nada vai mudar. Temos que ajudá-los a encontrar algo que gostem”, disse Issler.

A juíza auxiliar da Vara da Infância e Juventude de Guarulhos, Renata Vergara Emmerich de Souza, informou que após o fim da exposição parte dos grafites será exibida no fórum. “O interessante é que um espaço que antes da digitalização dos processos era ocupado por prateleiras de papéis, agora será ocupado por arte. O grafite faz parte da realidade desses jovens e o projeto ajuda a refletir e raciocinar sobre essa realidade”, observou.

Fonte: TJSP