GT Polícia Cidadã entrega relatório sobre situação da letalidade policial no Rio de Janeiro

Você está visualizando atualmente GT Polícia Cidadã entrega relatório sobre situação da letalidade policial no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação.
Compartilhe

O relatório acerca da letalidade policial no estado do Rio de Janeiro foi entregue à presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, durante a 4ª Sessão Ordinária do CNJ de 2023, realizada nessa terça-feira (28/3). O documento foi produzido pelo Grupo de Trabalho Polícia Cidadã do CNJ e atende à determinação do Ministro Edson Fachin, relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (APDF) n. 635, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

Como primeira tarefa, o GT deveria realizar avaliação detalhada sobre o Plano de Redução de Letalidade Policial apresentado pelo estado do Rio de Janeiro e sugerir adequações para que as ações cumpram não apenas a decisão do Supremo, mas as orientações da Corte Interamericana de Direitos Humanos. O documento foi produzido após visitas à polícias civil e militar do Rio de Janeiro, cujas percepções à complexidade da situação fluminense foram discutidas e consolidadas no relatório apresentado à ministra Rosa Weber.

Instituído para estudar, analisar e discutir a letalidade da polícia em todo o país, o GT Polícia Cidadã é formado por magistrados, defensores públicos, membros do Ministério Público, especialistas em segurança, antropólogos e membros de Universidades e de entidades públicas e privadas da esfera de direitos humanos.

Conforme explicou o coordenador do GT, Conselheiro João Paulo Schoucair, o relatório é fruto das propostas dos três subgrupos que compõem o grupo – polícias; sistema de justiça (Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública e Ministério Público); e entidades da sociedade civil organizada, como a Anistia Internacional, Educafro e Instituto Sou da Paz, entre outros. “Os relatórios produzidos pelas forças policiais, sociedade civil e atores do sistema de Justiça, assim como as atividades de campo desenvolvidas por este Grupo de Trabalho, apesar das diferentes perspectivas sobre o endereçamento do mesmo problema, revelaram consenso sobre uma premissa que recorta, de maneira transversal, essas distintas visões: políticas públicas baseadas em ações policiais repressivas desacompanhadas de intervenções de natureza preventiva não têm sustentação de longo prazo no incremento da segurança social”.

O Conselheiro Marcio Freitas, que também faz parte do GT, disse que há mais semelhanças do que diferenças nas propostas de cada subgrupo. “O que pretendemos é propor medidas para um sistema mais efetivo de segurança pública, que proteja os bens tutelados pela Justiça”.

O parecer ainda explicita que os trabalhos continuam, ao longo desse ano, “respeitando os órgãos de controle externo e interno das forças policiais, a fim de aparelhar o Supremo Tribunal Federal com evidências científicas que catalisem a implementação de medidas interinstitucionais coordenadas para garantir o aprimoramento de políticas públicas protetivas e/ou concretizadoras de direitos fundamentais na seara da segurança pública fluminense.”

Acesse aqui o parecer na íntegra.

Texto: Lenir Camimura
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais