Galeria dos conselheiros e conselheiras abre celebrações de 17 anos do CNJ

Você está visualizando atualmente Galeria dos conselheiros e conselheiras abre celebrações de 17 anos do CNJ
Galeria dos Conselheiros do CNJ. Foto: Romulo Serpa/CNJ
Compartilhe

Como forma de homenagear e honrar a história construída por cada integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ao longo do tempo, foi inaugurada, nessa terça-feira (7/6), a Galeria dos Conselheiros e Conselheiras do CNJ, a onze dias da celebração dos 17 anos desta instituição do Poder Judiciário. “O CNJ é fruto do trabalho dedicado de todos aqueles que integraram e integram essa valorosa instituição e que ofereceram seu tempo, seu conhecimento e seus talentos para a edificação desse relevante órgão do Sistema de Justiça”, destacou o presidente, ministro Luiz Fux.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanoel Pereira, que atuou no CNJ no biênio 2019-2021, destacou que a galeria representa o registro histórico de importante marco da sua carreira. “É justamente essa a essência do retrato: eternizar um segundo na história, transportar memórias e iluminar o passado como se presente fosse. Pela singular magia desta captura, podemos ver e reviver hoje e no futuro a alegria e realizações de ontem.”

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, afirmou que o conhecimento da história ajuda na compreensão do homem e do próprio contexto em que se firma o Sistema de Justiça do nosso tempo. “Dessa forma, esta galeria indicará os homens e mulheres que serviram ao Judiciário imbuídos dos mais elevados sentimentos democráticos, colocando o poder a serviço da Justiça e contribuindo, assim, para edificar um Poder Judiciário cada vez mais célere, eficiente, qualificado e voltado aos interesses sociais e humanitários.” O ministro Humberto Martins foi conselheiro do CNJ no biênio 2018-2020, atuando à frente da Corregedoria Nacional de Justiça.

O painel fotográfico congrega 104 fotos de ministros, desembargadores, juízes, procuradores, advogados e cidadãos de notável saber jurídico que compuseram o Plenário do CNJ. Dividido por 15 colunas verticais, o painel propõe uma leitura feita de cima para baixo e está organizado por ordem cronológica de ocupação do membro daquela posição no Pleno. Indicações feitas para as vagas de advogados e cidadãos de notável saber jurídico costumam experimentar a recondução ao mandato, de forma que estas colunas apresentam menor quantidade de fotos dos membros, já que muitos deles ficaram além dos dois anos, completando quatro anos de mandato no CNJ, período máximo instituído pelo regimento interno do Conselho.

Outra curiosidade é que, se feita a conta da quantidade de ministros presidentes originários do Supremo Tribunal Federal (STF), corregedores do STJ e conselheiros do TST, nota-se que, pela quantidade de anos da existência do CNJ, há número maior de pessoas, considerando o mandato de dois anos. Essa peculiaridade ocorre pelo fato de alguns ministros ascenderem aos respectivos cargos já em datas próximas à aposentadoria compulsória, sendo dessa forma sucedidos por seus pares.

A Galeria dos Conselheiros e Conselheiras é um trabalho coordenado pela Secretaria-Geral do CNJ e executado por algumas unidades que, engajadas na missão de preservação e difusão da história do órgão, propõem-se a, permanentemente, recordar todos e todas da visão de futuro desta instituição.

Texto: Thayara Martins
Edição: Sarah Barros
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade