Compartilhamento e capacitação marcaram encontro do Judiciário sobre gestão estratégica

Você está visualizando atualmente Compartilhamento e capacitação marcaram encontro do Judiciário sobre gestão estratégica
Encontro reuniu representantes dos tribunais para debater a gestão estratégica. Foto: Luiz Silveira/CNJ
Compartilhe

Para promover a troca de experiências entre os órgãos do Judiciário sobre a execução e o monitoramento da estratégia institucional, seus desafios, oportunidades e aprendizados, foi realizado, na terça-feira (29/3), o Encontro de Gestão Estratégica dos Órgãos do Poder Judiciário. O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, conclamou a participação e o comprometimento dos órgãos com os objetivos comuns da Justiça brasileira. “É preciso que todos se sintam partícipes e se comprometam com a realização dos objetivos estratégicos definidos pela organização. Somente dessa forma é possível preencher as lacunas entre a formulação e a execução da estratégia.”

O evento reuniu mais de 350 profissionais, entre gestores, gestoras e integrantes das unidades de gestão estratégica de todo o Judiciário. “Pensamos neste encontro como uma forma de oportunizar a troca de ideias e de experiências sobre o planejamento estratégico na fase de execução e monitoramento, na qual os órgãos encontram muitos problemas semelhantes. O compartilhamento das experiências, certamente, fortalece o desempenho individual e coletivo”, afirmou Fux.

O presidente da Comissão Permanente de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ, conselheiro Richard Pae Kim, destacou a evolução dos tribunais no processo de formulação das estratégias ao longo dos últimos 13 anos. “O CNJ renova esse compromisso com a eficiência e foco nas fases de execução e monitoramento, observado pela produtividade dos órgãos nos últimos anos graças ao planejamento estratégico institucional.”

Pae Kim ainda destacou a coordenação inovadora da gestão atual. Segundo ele, o desenvolvimento do Programa Justiça 4.0, que vem contribuindo para o aperfeiçoamento dos serviços do Judiciário, e o alinhamento estratégico promovido pela Secretaria Especial Pesquisas, Programas e Gestão Estratégica do CNJ, conduzida pelo juiz Marcus Livio Gomes, são exemplos disso.

O encontro ainda teve a palestra “Três Desafios para Execução da Estratégia”, ministrada pelo doutorando pela Université de Bordeaux Gino Terentim. E, logo após, houve apresentação de casos pelo Departamento de Gestão Estratégica do CNJ, Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14) e Superior Tribunal Militar (STM).

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária