Portuguese PT English EN Spanish ES
Cidadania: cartilhas bilíngues chegam aos povos indígenas da Ilha do Bananal (TO)
Cidadania: cartilhas bilíngues chegam aos povos indígenas da Ilha do Bananal (TO)
Foto: Lucas Nascimento

Os eleitores indígenas das aldeias que compõem a Ilha do Bananal começaram a receber os exemplares da 2ª edição das Cartilhas Eleitorais Bilíngues para os povos indígenas do Tocantins. Na quinta-feira (22/10), o coordenador do projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, juiz eleitoral Wellington Magalhães, visitou a aldeia Boto Velho e fez a entrega dos exemplares para os representantes da etnia Javaé.

Ao entregar os exemplares na Aldeia Boto Velho, Magalhães levou aos eleitores da região uma mensagem de cidadania. “Os indígenas foram orientados a ter a cartilha como uma ferramenta em defesa do voto livre e consciente; de que só assim reduziremos o preconceito e a desigualdade”, disse. Ainda conforme destacou o magistrado, “a distribuição das cartilhas bilíngues representa a renovação do compromisso da Justiça Eleitoral com o fortalecimento da cidadania dos povos indígenas, que conhecendo nosso sistema eleitoral na sua língua materna terão melhores condições de bem escolher seus representantes nessas eleições municipais”.

A equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) ainda fez as entregas nas aldeias Macaúba, São João Fontoura e Santa Izabel. Foram distribuídas 4.640 unidades das cartilhas entre os indígenas que residem nas aldeias que integram as zonas eleitorais de Miracema, Tocantinópolis, Cristalândia, Formoso do Araguaia, Pedro Afonso, Goiatins, Itacajá e Araguaína.

Reconhecimento

Durante a 86ª Sessão Ordinária da Corte Eleitoral, realizada na quinta-feira (22/10), o presidente do TRE-TO, desembargador Eurípedes Lamounier, destacou a importância do projeto para a sociedade. “É motivo de muito orgulho saber que a Justiça Eleitoral busca, constantemente, alcançar sua visão de futuro prevista no Planejamento Estratégico, que é ser modelo de excelência na gestão do processo eleitoral e na educação política da sociedade. Parabéns para toda a equipe envolvida.”

Nesta eleição, 1.035.289 eleitores estão aptos a votar no Tocantins. Desse total, 5.192 são indígenas. A etnia Xerente detém o maior número de eleitores, com 1.049 aptos ao voto.

Confira as cartilhas indígenas

Fonte: TRE-TO

A
Fechar Menu