Cejusc Itinerante realiza ações em três cidades da Zona da Mata mineira

Você está visualizando atualmente Cejusc Itinerante realiza ações em três cidades da Zona da Mata mineira
Conversão da união estável em casamento de Érica Sabrina Gualberto Campos e Antônio Augusto Pereira Júnior (Crédito: Divulgação/TJMG)
Compartilhe

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Itinerante, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), promoveu ações, nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, nos municípios de Felixlândia, Morro da Garça e Presidente Juscelino, pertencentes à Comarca de Curvelo, Região Central do estado. Durante o evento, os cidadãos usufruíram de atendimento jurídico e orientações de diversas naturezas.

No primeiro dia, em Felixlândia, foram realizadas 17 sessões de conciliação pré-processual e celebrados 16 acordos, além de 140 atendimentos prestados pelo setor de cidadania do Cejusc de Curvelo, coordenado pela juíza Andreia Márcia Marinho de Oliveira.

Já em Morro da Garça (1º/12), foram realizadas duas sessões de conciliação pré-processual e houve a celebração de um acordo, além de 84 atendimentos prestados pelo setor de cidadania do Cejusc.

No último dia de evento (2/12), em Presidente Juscelino, foi realizada uma sessão de conciliação pré-processual, foi celebrado um acordo e houve 73 atendimentos de cidadania.

Casamentos

Durante as ações, também foram realizadas conversões de união estável em casamento. Érica Sabrina Gualberto Campos e Antônio Augusto Pereira Júnior, mãe e pai de duas meninas, foram um dos casais beneficiados. Antônio Augusto elogiou a atuação da equipe do Cejusc e ressaltou a importância da ação. “Se não fosse o evento, teríamos que nos deslocar até Divinópolis ou Curvelo, para realizar os procedimentos nupciais”, afirmou.

A jurisdicionada Claudia Mendes Alves também esteve no evento e participou de uma sessão de conciliação relacionada a seu divórcio. Ela destacou a importância da iniciativa e se disse satisfeita pela possibilidade de realizar o procedimento “sem custos e de forma simplificada”.

Trabalho intenso

A coordenadora do Cejusc da Comarca de Curvelo, juíza Andréia Márcia Marinho de Oliveira, também expressou satisfação em participar do evento. “A experiência de estar à frente do Cejusc Itinerante nas três cidades que compõem a comarca é indescritível. Foram três dias de intenso trabalho, uma excelente oportunidade em que foi possível levar a elas a prestação jurisdicional”, disse.

“Sentimos o contato direto da população, ouvimos suas demandas, principalmente daqueles mais necessitados e que possuem dificuldade de ter acesso ao Poder Judiciário. Ajudamos nas questões que têm o condão de mudar a vida de muitos daqueles que sem voz e vez são deixados à margem da sociedade. Foi possível dar ao jurisdicionado um momento de diálogo para resolver as suas pendências, estando o Poder Judiciário onde o povo precisa. Encurtando essa distância e isso, não tem preço. Desfrutamos da alegria de estar junto ao povo”, finalizou.

Fonte: TJMG