Justiça do Trabalho de Alagoas lança três cartilhas de acessibilidade

Você está visualizando atualmente Justiça do Trabalho de Alagoas lança três cartilhas de acessibilidade
Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) lança, por meio de sua Comissão de Acessibilidade, nesta segunda-feira (12/12), três cartilhas virtuais com os temas deficiências intelectual, auditiva e visual. O objetivo do material didático é contribuir com a inclusão social e consolidar a postura de igualdade de direitos, ao fornecer conceitos, informações técnicas, vocabulários usuais, modalidades, dicas práticas e exemplos de personalidades públicas que são pessoas com deficiência e atuam em diversos campos profissionais.

O presidente do TRT-19, desembargador Marcelo Vieira, destacou que a atividade de tradução representa um grande avanço. “Nossa luta é sempre em prol de uma Justiça do Trabalho mais inclusiva. Iniciativas como essa tem finalidade de expandir o acesso à nossa prestação jurisdicional e levá-la ao maior número possível
de pessoas. Precisamos garantir cidadania plena a todos, de forma que o cidadão com deficiência possa usufruir da nossa justiça, bem como compreender cada vez melhor e se envolver com os assuntos do mundo jurídico de seu interesse”, observou.

Para o presidente da comissão de acessibilidade, juiz do trabalho Flávio Luiz da Costa, em nosso dia a dia, na maioria das ocasiões, o ser humano se vê, em sua mente, aquém de seu real potencial, sem que sequer tenha chegado ao limite das aptidões e habilidades. “Não é porque hoje você não consegue fazer algo que você deve desistir, ficar frustrado, paralisado e sem realizar qualquer outra tentativa posterior”, pontuou.

Ainda conforme o magistrado, é fundamental insistir naquilo que temos mais dificuldade e construir uma base sólida. “Entender o seu corpo e sua mente, aprender a controlá-lo e buscar, a cada dia, a superação de si mesmo, é essencial”, enfatizou.

Fonte: TRT19

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais