Balcão Virtual passa a funcionar na comarca de Pedras de Fogo (PB)

Você está visualizando atualmente Balcão Virtual passa a funcionar na comarca de Pedras de Fogo (PB)
Foto: TJPB
Compartilhe

Desde a última terça-feira (2/3), a comarca de Pedras do Fogo (PB) conta com o Balcão Virtual para aprimorar o atendimento a advogadas, advogados e toda a sociedade que busca os serviços do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). A iniciativa tem como base o Ato da Presidência 12/2021, que suspendeu atos presenciais ordinários nas comarcas com bandeira vermelha e laranja, atendendo a medidas restritivas de disseminação da Covid-19, e alinhada à Resolução 372/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo a juíza titular da comarca, Higyna Josita, o Balcão Virtual funciona a partir da abertura de um ambiente digital, no horário de expediente, pela plataforma Google Meets. “A partir de um link disponibilizado pelo Instagram da comarca (@comarcadepedrasdefogo) e pelo WhatsApp (83) 991-422-951, as pessoas interessadas terão acesso a uma sala virtual, onde poderão falar com o servidor plantonista do dia, que estará a postos para orientar e retirar dúvidas dos jurisdicionados e advogados.”

O horário de expediente vai das 7h às 13h. “O melhor é que a pessoa interessada no atendimento poderá fazer isso de qualquer lugar onde estiver, através da internet, usando até mesmo o celular que dispõe”, acrescentou Higyna Josita.

Paralelamente, a unidade judiciária mantém o atendimento por WhatsApp, com uma inovação. “O servidor plantonista do dia acessará, remotamente, o aplicativo oficial da comarca e, em tempo real, responderá ao solicitante, mesmo estando em regime de teletrabalho, em sua residência”, disse a juíza. Isso será possível por meio de uma técnica de sincronização do WhatsApp Web, onde o servidor que estiver presencialmente no Fórum concede acesso via QRCode ao servidor plantonista do dia, que estará em atendimento remoto da residência.

Higyna Josita ressaltou que a prestação jurisdicional é um serviço essencial à população e que não pode parar devido a pandemia. “Este momento nos ensinou que o fenômeno da transformação digital é uma arma que deve ser usada sem moderação para entrega da prestação jurisdicional a quem precisa do nosso serviço.”

Fonte: TJPB