Balcão Virtual do Judiciário baiano tem mais de 12 mil atendimentos em um mês

Você está visualizando atualmente Balcão Virtual do Judiciário baiano tem mais de 12 mil atendimentos em um mês
Foto: TJBA
Compartilhe

Desde o dia 23 de março, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) adotou uma nova maneira de atendimento, similar ao presencial de balcão. Agora, por meio do Balcão Virtual, é possível manter o contato com as unidades judiciais de forma on-line, durante o horário de expediente do Judiciário.

Entre os dias 23 de março e 26 de abril, foram contabilizadas mais de 6,2 mil reuniões no Balcão Virtual, que envolveram um total de 12.384 pessoas atendidas com a ferramenta. O monitoramento desses dados é feito pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização do TJBA, que acompanha os registros fornecidos pelo Lifesize, sistema de videoconferência utilizado para a realização dos atendimentos.

O 2º Cartório Integrado das Varas de Família de Salvador (BA) figura entre as serventias que têm utilizado a ferramenta. A unidade realizou seu primeiro atendimento já no dia 24 de março, logo após o lançamento da nova funcionalidade. A estreia do uso da plataforma no Cartório foi feita pela diretora de Atendimento, Elizabete Oliveira Rangel da Silva, que atendeu à advogada Maria Fernanda Serravalle para tratar de um processo em trâmite na 6ª Vara de Família.

Para Elizabete, esta é uma ferramenta importante que, além de proporcionar celeridade processual, aproxima o Cartório dos jurisdicionados, sobretudo em tempos de distanciamento social. Ela afirmou que foi surpreendida com a qualidade do atendimento, mesmo se dando através de equipamentos e internet domésticos, o que ainda a preocupa. A servidora ressaltou que o aperfeiçoamento se dará com o uso frequente da plataforma.

A juíza titular da 4ª Vara de Família de Salvador, Bárbara Correia de Araújo Bastos, informou que, para o adequado funcionamento da nova modalidade de atendimento, foram necessários estudos através dos tutoriais e o empenho de toda a equipe das Diretorias de Atendimento e Administrativa do Cartório. “Estamos conectados, aguardando os contatos e à disposição para melhor atender.”

Acesse aqui os manuais do Balcão Virtual do TJBA

Formatado com um layout intuitivo e de fácil navegação, o Balcão Virtual está disponível no Portal de Serviços do TJBA, com acesso em destaque no site oficial do Tribunal. Ao acessar a ferramenta, a busca para o atendimento em uma das salas on-line pode ser feita por comarca, vara e unidades. A plataforma oferece também a lista de telefones e e-mails das unidades judiciais, links para Ouvidoria e Consulta Processual, além do serviço “Ajuda Online”, caso haja alguma dificuldade no acesso.

A adoção da ferramenta não substitui o atendimento presencial. Após a pandemia, com a retomada de todas as atividades, a ideia é manter o atendimento pelo Balcão Virtual como mais uma opção para as partes e representantes.

A plataforma Balcão Virtual, uma proposta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para tornar permanente o acesso remoto direto e imediato dos usuários dos serviços da Justiça às secretarias das Varas em todo o país, está regulamentada pela Resolução nº 372, de 12 de fevereiro de 2021. No TJBA, a solução foi regulamentada pelo Ato Conjunto nº 6/2021.

Fonte: TJBA