Associação de catadores passa a vender itens reciclados no Fórum de Arapiraca (AL)

Você está visualizando atualmente Associação de catadores passa a vender itens reciclados no Fórum de Arapiraca (AL)
Balcão com produtos da Ascara fica no térreo do Fórum de Arapiraca - Foto: Ascom TJAL
Compartilhe

Produtos feitos pela Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca (Ascara) começaram a ser comercializados no Fórum da comarca, nesta segunda-feira (4/12). Panos de prato, toalhas de rosto, bolsas, peso para porta, sabão e bonecas são alguns dos itens que podem ser adquiridos. Tudo é feito com material reciclado.

O balcão de vendas fica no térreo do Fórum, próximo à entrada. A iniciativa é do Núcleo Socioambiental e da Comissão Ambiental do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).

“A boneca é feita com garrafa pet. O peso de porta, com caixa de leite e areia. Para o sabão ecológico, pegamos o óleo, colocamos a essência, o corante e a solda. Mexemos bastante e colocamos em uma forma. Depois, enrolamos em papel filme para não pegar poeira”, explicou dona Maria do Socorro, que preside a associação. A Ascara atende hoje 12 famílias. “Essas vendas vão ajudar muito no nosso dia a dia”, disse.

De acordo com o juiz Filipe Munguba, que está à frente da Comissão Ambiental do TJAL, é importante o Judiciário ter um olhar voltado para quem mais precisa. “A iniciativa não tem nenhum intuito comercial para o Tribunal. É uma forma de incentivar o pequeno artesão, o reciclador, a expor seus produtos, auxiliando no sustento das famílias”, afirmou o magistrado, ressaltando que a iniciativa tem apoio do presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho.

Fonte: TJAL

Macrodesafio - Promoção da Sustentabilidade