Aplicativo possibilita socorro emergencial às vítimas de violência doméstica no DF

Você está visualizando atualmente Aplicativo possibilita socorro emergencial às vítimas de violência doméstica no DF
Foto: TJDFT
Compartilhe

O aplicativo Viva Flor é um sistema de segurança preventiva para mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar que estejam sob a proteção de medida protetiva de urgência. A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica entre Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Ministério Público e órgãos do governo do Distrito Federal e está incluída no Guia de Encaminhamentos e Serviços do Núcleo Judiciário da Mulher, lançado no início de março pelo Tribunal como uma das ações da 17ª Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa.

O dispositivo é instalado no celular da vítima e permite, nos casos classificados como de risco extremo, a possibilidade de acionar a polícia com apenas um toque na tela inicial do aparelho. Elas dispõem, a partir daí, de atendimento prioritário em situação de emergência dentro do Distrito Federal.

O principal objetivo do programa é oferecer mais uma ferramenta de proteção, com absoluta prioridade no atendimento, bem como possibilitar a fiscalização quanto ao cumprimento das medidas protetivas de afastamento do lar, de proibição de aproximação da vítima e de frequentação a determinados lugares.

Fonte: TJDFT