AM: Projeto viabiliza construção de canil por presos em unidade prisional

Você está visualizando atualmente AM: Projeto viabiliza construção de canil por presos em unidade prisional
Foto: Divulgação/Seap
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), avançam mais um estágio no projeto “Trabalhando a Liberdade” e devem entregar nos próximos dias a construção de um novo canil dentro da unidade prisional de Itacoatiara (AM), localizada a 176 quilômetros de Manaus. Toda a obra está sendo feita pelos detentos que executam serviços de pintura, hidráulica, alvenaria e utilizam os conhecimentos adquiridos nos cursos oferecidos dentro do presídio.

Atualmente, 18 internos fazem parte do projeto “Trabalhando a Liberdade”. Seis deles participam da construção no novo canil, que será composto por seis baias para abrigar cães farejadores das raças pit bull, doberman, pastor mali e pastor alemão, que auxiliarão no trabalho de segurança da própria unidade prisional.

Conforme destacou o juiz Saulo Goés Pinto, da 1ª Vara da comarca de Itacoatiara, “a iniciativa é importantemente para a ressocialização dos presos, que aprendem uma nova atividade e ainda ganham remição de um dia de pena a cada três dias de trabalho, conforme determina a legislação penal. Eles trabalham entre 6 e 8 horas por dia e o canil será utilizado como reforço de segurança e de manutenção da ordem na unidade prisional, tudo isso sem deixar de levar em consideração o que preconiza a Declaração dos Direitos Humanos”.

O diretor da unidade prisional, Antônio Cordeiro, destacou que todos ganham com a iniciativa. “Serão dois cães farejadores para o caso de haver suspeita de drogas na unidade, dois cães de escolta e mais um que acompanha o agente que cuida da tranca do presídio. Lembrando que todos os agentes que conduzem esses animais são treinados para lidar com situações diversas. Outros 10 agentes de ressocialização serão capacitados no curso de condutores (de cães adestrados) e o curso de formação terá 50 horas de duração.”

Fonte: TJAM