Ações de cidadania marcam aniversário de 203 anos de tribunal pernambucano

Você está visualizando atualmente Ações de cidadania marcam aniversário de 203 anos de tribunal pernambucano
Tribunal de Justiça de Pernambuco - Foto: Assis Lima | Ascom TJPE
Compartilhe

Promover cidadania a um maior número possível de pessoas. Esse é o objetivo dos que fazem o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), especialmente durante o aniversário de 203 anos da instituição, com o lema História Bordada com Justiça e Identidade. Na sexta-feira (15/8), das 8h às 13h, o Judiciário estadual pernambucano oferece diversos serviços gratuitos para a população, no Pátio da Basílica do Carmo, situado na Avenida Dantas Barreto, 646, bairro de Santo Antônio, Recife. A atividade é coordenada pelo Núcleo de Conciliação (Nupemec/TJPE) em parceria com diversas instituições.

No local, as pessoas terão acesso a serviços de saúde como exames oftalmológicos, atendimento odontológico, testes rápidos de saúde para glicose, aferição de pressão arterial e vacinação. Na área jurídica, o cidadão poderá se inscrever para casamento coletivo, ajuizar ações de menor complexidade, participar de sessões de conciliação de divórcio e de reconhecimento de união estável. A população também será contemplada com a emissão de documentos, expedição de carteiras de identidade e cadastro à vaga de emprego.

Confira todos os serviços oferecidos

Também no dia 15 de agosto, no mesmo horário, o TJPE promove o evento PopRuaJud, no Pátio da Basílica do Carmo. A ação, que conta a atuação articulada entre o sistema de justiça, órgãos públicos e a rede de assistência social, será voltada especificamente à população em situação de rua, com atendimentos que incluem serviços jurídicos e de cidadania, emissão de documentos e registros, orientação pública e financeira, ações voltadas a saúde e bem-estar e a empregabilidade e educação, além de acolhimento psicossocial.

História

Quarta corte judicial mais antiga do Brasil, atrás dos tribunais do Maranhão, da Bahia e do Rio de Janeiro, o Tribunal de Justiça de Pernambuco foi instalado em 13 de agosto de 1822 com o nome de Tribunal da Relação de Pernambuco. O primeiro presidente foi o chanceler interino do Tribunal da Relação, o português Antônio José Osório de Pina Leitão.

Evento de abertura  

As comemorações começaram na quarta-feira (13/8), com foco na valorização dos que contribuíram para a construção da história do órgão judiciário estadual. Durante a cerimônia, houve a entrega da Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado a 60 membros da sociedade civil dos Três Poderes, instituições governamentais e empresas. As medalhas possuem seis graus diferentes: Grão Colar de Alta Distinção; Grande Oficial; Comendador Geral; Comendador; Cavaleiro Geral; e Cavaleiro Servidor. Os agraciados foram definidos com base nos seus serviços e apoios prestados à Justiça Estadual pernambucana.

A escolha dos nomes foi realizada em sessão extraordinária, no Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco, no dia 15 de julho. A homenagem foi criada pelo TJPE, por meio da Resolução n. 17/1985. Joaquim Nunes Machado foi magistrado, líder político, herói de grandes lutas libertárias, identificado com as causas populares, tornando-se uma das figuras mais marcantes da história de Pernambuco. Confira a lista completa de agraciados.

Na ocasião, também foram homenageados servidoras e servidores pela excelência de seu trabalho com o Diploma de Honra ao Mérito. A lista com os nomes dos homenageados foi confirmada em sessão do Órgão Especial, realizada na segunda-feira (4/8). Características como dedicação e qualidade dos serviços são critérios utilizados para eleição dos nomes. Ao todo, 45 servidores e servidoras serão agraciados. Confira a lista.

Fonte: TJPE

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais