Violência policial na pauta do Link CNJ desta quinta-feira (11/11)

Você está visualizando atualmente Violência policial na pauta do Link CNJ desta quinta-feira (11/11)
O Link CNJ vai ao ar toda quinta-feira às 21 horas - Foto: Divulgação
Compartilhe

O Link CNJ que estreia nesta quinta-feira (11/11) vai tratar da violência policial. Problema com lastro histórico, que pode resultar em casos de tortura, estupro e homicídio, condenou o Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso das chacinas da Favela Nova Brasília, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro (1995-1996), onde foram mortas 26 pessoas e três mulheres foram vítimas de violência sexual.

O Estado brasileiro admitiu os crimes perante à corte internacional, que recentemente fez a audiência pública com o Conselho Nacional de Justiça para tratar do cumprimento de sentenças estabelecidas na condenação. Na audiência foi identificado, no entanto, que a situação, no entanto, se perpetua.

Como informa o Portal do CNJ, “em 2021, foi identificado que o Brasil ainda não implantou efetivamente essas garantias. Isso permitiu que fatos semelhantes ocorressem novamente. Em maio deste ano, foi registrada uma das operações policiais mais violentas da história no Rio de Janeiro, na Favela do Jacarezinho.”

A nova chacina resultou na morte de 28 pessoas (27 civis e um policial). Entre os mortos, quatro eram citados em investigação que resultou na operação, duas pessoas não tinham antecedente criminal. A ação policial trouxe repercussão nacional e internacional. A Corte Interamericana de Direitos Humanos foi acionada para tomar novas medidas, “diante da gravidade, urgência e risco de dano irreparável.”

Esses assuntos serão abordados durante o programa que faz um painel com a participação do advogado Joel Luiz Costa, fundador do Instituto de Defesa da População Negra; Dennis Pacheco – pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; e Thais Gomes, coordenadora executiva do Programa de Direito à Vida e Segurança Pública do Observatório de Favelas.

No quadro “Uma História” desta semana, o juiz Marco Adriano Fonseca, coordenador do Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão, conta o caso de um homem que morreu, vítima de violência policial. O soldado responsável pela violência foi condenado à prisão. E o estado do Maranhão teve que pagar à família da vítima uma indenização de 100 mil reais, além de uma pensão mensal vitalícia.

O Link CNJ vai ao ar toda quinta-feira às 21 horas, na TV Justiça e no canal do CNJ no YouTube. O programa tem reprises programadas nas sextas (7h), sábado (12h), domingo (14h) e terça-feira (7h30); e ficará disponível na internet por meio das redes sociais do CNJ.

Veja como sintonizar a TV Justiça na sua cidade

 

Ficha Técnica

Link CNJ na TV Justiça
Toda quinta-feira, às 21h

Direção: Betânia Victor Veiga

Equipe CNJ:
André Mota
Daniel Noronha
Gilberto Costa
Gustavo de Oliveira
Hudson Cerqueira
Hugo Santos
Jônathas Seixas
Jhonatan Alves
Juliana Freitas
Juliana Neiva
Luis Marcos
Marcelo Silva
Ricardo da Costa
Thaís Cieglinski

Produção: Lívia Faria
Apresentação: Guilherme Menezes
Edição de imagens: Rafael Duarte
Edição de texto: Guilherme Menezes
Cabelo e maquiagem: Kelen Rosa
Figurino: Talitha Oliveira
Operadores de câmera: Elias Cardoso e Emerson Soares
Diretor de imagem: Éster Domingos
Operador de áudio: Jabes Junior
Operador de teleprompter: Wendel Pereira
Operador de VT: Suzi Orsi
Núcleo de programação: Rosa Wasem
Núcleo técnico: Fábio Guedes
Núcleo de produção de programas: Flávia Soledade
Supervisão: Coordenadoria de Gestão da TV e Rádio Justiça / Secretaria de Comunicação Social STF

 

Agência CNJ de Notícias

Reveja o programa no canal do CNJ no YouTube