TRT5 em Salvador ilumina prédios de verde em campanha de prevenção ao glaucoma

Você está visualizando atualmente TRT5 em Salvador ilumina prédios de verde em campanha de prevenção ao glaucoma
Foto: Divulgação/TRT5
Compartilhe

Os dois fóruns do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) em Salvador (BA) recebem iluminação especial na cor verde no mês de maio para destacar a campanha contra o glaucoma promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) com a solidariedade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e dos tribunais brasileiros.  A campanha visa à conscientização para o diagnóstico e o tratamento precoce da doença, considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo.

Segundo o CBO, no Brasil, mais de 1 milhão de pessoas têm a doença, sendo que quase a metade desconhece sua condição por ser um transtorno de evolução silenciosa, sem dor ou incômodo em sua fase inicial. No Relatório Mundial sobre a Visão publicado em 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou em 6,9 milhões de pessoas entre 40 e 60 anos com glaucoma em 2020. Esse problema atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta e é motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão.

O auge da campanha ocorrerá no dia 26 de maio, Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (Lei nº 10.456/2002), com a mobilização denominada “24 Horas pelo Glaucoma”, deflagrada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia com diversas instituições parceiras.

Fonte: TRT5