Tribunal realiza II Encontro do Judiciário Paranaense Contra a Corrupção

Você está visualizando atualmente Tribunal realiza II Encontro do Judiciário Paranaense Contra a Corrupção
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) promoveu, na última quarta-feira (7/12), o II Encontro do Judiciário Paranaense Contra a Corrupção. O evento, realizado pelo Núcleo de Governança, Riscos e Compliance (NGRC), com o apoio da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), aconteceu no auditório do Tribunal Pleno, em formato híbrido.

O encontro celebrou o Dia Internacional Contra a Corrupção, data instituída pela ONU, comemorada no dia 9 de dezembro, e teve o objetivo de dialogar sobre o combate à corrupção e as ações que as instituições públicas podem adotar para se fortalecerem na prevenção, detecção e responsabilização daqueles que praticam atos lesivos ao interesse público.

O 1º vice-presidente do TJPR, desembargador Luiz Osorio Moraes Panza, abriu o evento ressaltando a importância do diálogo sobre o tema: “Já dizia Martin Luther King, o que me preocupa não é o grito dos corruptos. O que me preocupa é o silêncio dos bons. É por isso que nós devemos ouvir e ser ouvidos, pois, somente assim, a voz da corrupção não poderá ser mais alta do que a voz da honestidade”, explicou o desembargador.

O presidente eleito para o próximo biênio, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, também destacou a importância do evento: “Esse tema da área de Governança, Riscos e Compliance, e da auditoria interna, tem aqui no TJPR um espaço de ação muito importante. Nós temos o compromisso firme de dar total apoio a essas áreas dentro do nosso Tribunal”, afirmou o desembargador.

Em sua segunda edição, o encontro envolveu diversos atores do Sistema de Justiça e da Administração Pública dos Poderes do Estado do Paraná para dialogar e apresentar ações adotadas para a prevenção e o combate à corrupção nas instituições. No período da manhã, a programação contou com a palestra magna do professor Homero Reis, mestre em educação, que ministrou o tema “Inteligência Relacional na Gestão Pública: a questão da ética e da integridade”. “O combate à corrupção é um processo que precisa ser trabalhado diariamente. É uma aprendizagem contínua e que presume a capacidade de gerir o conhecimento e as práticas que a gente tem promovido”, afirmou o professor.

No período da tarde, a programação contou com quatro painéis, com a presença de autoridades e palestrantes renomados na área. “A corrupção é um tema que deve ser trazido continuamente aà pauta dos debates, pois, numa sociedade com tantos desafios, não há outro caminho senão a convergência de esforços para erradicar esse flagelo”, afirmou o diretor do Departamento de Auditoria Interna do TJPR, Maurício Cardoso Segundo.

Fonte: TJPR

Macrodesafio - Enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais