Tribunal do Paraná reinaugura Museu da Justiça Paranaense

Você está visualizando atualmente Tribunal do Paraná reinaugura Museu da Justiça Paranaense
Museu da Justiça Paranaense - Foto: Ascom TJPR
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) realizou, na última quinta-feira (15/12), a reinauguração do Museu da Justiça Paranaense, localizado no Prédio Anexo ao Palácio da Justiça, em Curitiba. Criado pela Resolução n. 02/1974, o Museu passou por uma reformulação que modificou completamente a experiência dos visitantes, unindo a memória à inovação.

Em um ambiente totalmente revitalizado, alguns itens, entre um acervo de mais de 50 mil peças, foram selecionados pela relevância histórica e pelo simbolismo do judiciário. Além disso, uma nova sala de exposição foi integrada trazendo uma viagem ao tempo, com vídeos e fotos que traçam todo o histórico do judiciário paranaense desde o século XVIII até hoje.

“Quando digo sobre a realização da Justiça, digo sobre a compreensão crítica do momento que estamos passando. Tudo isso tem a ver com a preservação da memória, da história, da cultura, a ressignificação dos espaços. Aqui, tivemos a oportunidades de dar novos significados, e isso é inovação”, declarou o presidente da Corte paranaense, desembargador José Laurindo de Souza Netto, em seu discurso de agradecimento.

Além da nova disposição, o visitante também contará com experiências interativas. Por meio da tecnologia, o público terá acesso a um conteúdo exclusivo e interativo de forma rápida e prática na palma da sua mão. Ao escanear os QR Codes alocados nas peças, terão acesso a conteúdos institucionais sobre a história do Judiciário paranaense.

“Esse espaço sintetiza a atual gestão, a preocupação com a inovação e, ao mesmo tempo, o cuidado com a preservação do passado. Também demonstra o cuidado com o bem público, com pouco investimento e muita criatividade e inovação foi possível trazer um novo significado ao museu”, afirma a Secretária do TJPR, desembargadora Mariana da Costa Turra Brandão.

Finalizando a experiência interativa, o Museu apresenta um novo espaço dedicado às exposições itinerantes, dispondo de uma sala equipada com projetor para mostras em vídeo ou peças físicas.

O Museu da Justiça é aberto ao público e funciona das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: TJPR

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade