Tribunal paulista promove terceira edição da “Semana de Acessibilidade”

Você está visualizando atualmente Tribunal paulista promove terceira edição da “Semana de Acessibilidade”
Compartilhe

Entre os dias 19 e 23 de setembro, o Tribunal de Justiça de São Paulo realiza a 3ª edição da Semana de Acessibilidade. A programação conta com uma série de palestras voltadas ao tema da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. Os eventos serão promovidos em formato virtual, por meio da Plataforma Teams, com legenda em português. A Semana é uma realização da Seção de Acessibilidade do TJSP, que integra a Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps), em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP).

As atividades serão abertas ao público em geral, bastando acessar os links abaixo. Confira a programação da 3ª edição da Semana de Acessibilidade:

Segunda-feira (19/9), das 15 às 17 horas
Abertura: Corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia (representando o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe), e o coordenador da Caps e integrante da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJSP, desembargador Irineu Jorge Fava.

Tema: Inclusão: Responsabilidade Compartilhada
Palestrante: Sheila de Souza Vieira, enfermeira, fonoaudióloga e Integrante da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJSP. Surda e usuária de implante coclear desde os 13 anos.

  Acesse aqui

Terça-feira (20/9), das 15 às 17 horas.

Tema: Tecnologia Assistiva
Palestrante: Lilian Maria Candido de Souza Dornelas (graduada em Fisioterapia e mestre em Distúrbios da Comunicação Humana). Possui experiência na área de Fisioterapia Neurofuncional Infantil, Tecnologia Assistiva e Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Tema: Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Orientações para Boa Convivência e Possibilidades Terapêuticas
Palestrante: Maria América Coimbra de Andrade (psicóloga e mestre em Análise do Comportamento Aplicada, com atuação internacional). Atuou na área por 15 anos em Massachusetts e 13 em Uganda.

Acesse aqui

Quarta-feira (21/9), das 15 às 17 horas.

Tema: Capacitismo e Representatividade da Pessoa com Deficiência
Palestrante: Juíza do TJSP Larissa Kruger Vatzco (especialista em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Estado do Paraná).

Tema: Barreiras Atitudinais
Palestrante: Melissa Bahia (graduada em Ciências Sociais). Especialista em Gestão Social para o Desenvolvimento, mestre em Desenvolvimento e Gestão Social.

Acesse aqui

 Quinta-feira (22/9), das 11 às 13 horas
Abertura: juiz assessor da Presidência e integrante da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJSP, Alexandre Andretta dos Santos.

Tema: Conquistas e Desafios na Inclusão de Pessoas com Deficiência no Judiciário.
Palestrante: Márcio Castro de Aguiar (graduado em Fisioterapia e pós-graduado em Administração Pública com enfoque no Judiciário). Secretário-geral da Organização Nacional de Cegos do Brasil.

Tema: Lei Brasileira de Inclusão
Palestrante: Luís Claudio Freitas (especialista em Direito Público).  Procurador do Banco Central e vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ.

 Acesse aqui

Sexta-feira (23/9), das 15 às 17 horas.

Tema: Cadastro Inclusão e Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência.
Palestrante: Claudio de Castro Panoeiro (secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos).

Tema: Pessoas com Deficiência no Sistema de Justiça.
Palestrante: Juíza do TJSP e juíza auxiliar no STF Flávia Martins de Carvalho (mestra em Direito e doutoranda em Filosofia e Teoria Geral do Direito).

 Acesse aqui

Fonte: TJSP