Tribunal lança livro sobre a participação feminina no Judiciário potiguar

Você está visualizando atualmente Tribunal lança livro sobre a participação feminina no Judiciário potiguar
Foto: Ascom TJPE
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) lança, nesta quarta-feira (7/12), às 11h, no Auditório Desembargador Deusdedit Maia, o livro “Elas no Judiciário – Vivências na Justiça Potiguar, uma produção coletiva de mulheres do Judiciário Potiguar “. A obra é uma construção coletiva de magistradas, servidoras e colaboradoras da Justiça potiguar e surgiu a partir da iniciativa do Comitê de Valorização Feminina do TJRN, presidido pela desembargadora e vice-presidente da Corte de Justiça, Zeneide Bezerra. O objetivo inicial foi o de levantar dados históricos sobre o ingresso e a trajetória feminina no Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, bem como produzir dados atuais sobre essa participação de magistradas e servidoras na instituição.

A publicação tem um valor histórico importante, pois resgata esse ingresso feminino no Poder Judiciário. Tem ainda o objetivo de retratar o atual estado da equidade de gênero no TJRN, os avanços dos últimos anos e permitindo a instituição se planejar a corrigir eventuais pontos que ainda se mostrem necessários nos próximos anos. “Ao longo do percurso, resolvemos realizar uma pesquisa, através de um formulário, com depoimentos de diversas mulheres sobre questões pertinentes ao gênero. É uma obra pioneira em razão do seu formato, que congrega dados objetivos, com depoimentos diretos das participantes sobre suas vivências no Judiciário”, explica a juíza auxiliar da vice-presidência do TJRN, Hadja Rayane Alencar, que coordena o grupo de trabalho responsável pela elaboração do livro.

Também fazem parte deste grupo de trabalho, as juízas Tathiana Macedo, Tatiana Socoloski e Cinthia Cibele Medeiros, a secretária de Comunicação, jornalista Andreia Ramos e a assessora Judiciária da Presidência, Ana Maria Fernandes. Essa primeira edição é digital e estará disponível no site do Tribunal (www.tjrn.jus.br). “A edição do e-book foi feita pela Secretaria de Comunicação do TJRN. Temos a intenção de expandir a obra e publicá-la em papel no próximo ano”, explica Andreia Ramos. Ainda de acordo com a secretária, este livro é uma construção permanente e a 2ª edição já começará a ser preparada a partir de amanhã, com o lançamento de um novo questionário a ser respondido pelas mulheres que fazem o Poder Judiciário do RN.

Fonte: TJRN

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais