Tribunal de Justiça de Minas Gerais cria UAI-Lab para fomentar inovação

Você está visualizando atualmente Tribunal de Justiça de Minas Gerais cria UAI-Lab para fomentar inovação
Foto: Cecília Pederzoli/TJMG
Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) criou e regulamentou, nesta quarta-feira (23/2), a Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAI-Lab). Concebido como uma oficina de trabalho estruturada, o UAI-Lab se dedicará ao desenvolvimento de soluções inovadoras para aumentar a eficiência do Judiciário mineiro.

O presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, destacou que a inovação se tornou um imperativo em qualquer instituição que pretenda ser líder em sua área de atuação e aspire ser reconhecida pela excelência com que realiza sua missão. “A partir de uma visão colaborativa e transdisciplinar, a iniciativa pretende criar um grande celeiro de ideias, aglutinando pessoas comprometidas em identificar desafios impostos ao Judiciário mineiro, nas esferas jurisdicional e administrativa, e buscar soluções inovadoras para enfrenta-los.”

O desembargador acrescentou que o laboratório de inovação pretende ir além, antecipando-se a problemas e “forjando o futuro da Justiça mineira, de maneira visionária. Sua proposta, em síntese, é fomentar a experimentação, a colaboração e a criatividade, impulsionando a cultura de inovação dentro do Tribunal de Justiça de Minas Gerais”.

O superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador José Arthur Filho, afirmou que o UAI-Lab vai inovar a rotina de trabalho do tribunal, com novas ideias que resultem em valor agregado, a partir de soluções de problemas complexos. “Inovar não significa, necessariamente, implantar grandes mudanças, mas repensar como adotar novas práticas de trabalho. O Poder Judiciário é desafiado, o tempo todo, a prestar um serviço de qualidade. É necessário desburocratizar rotinas repetitivas; aperfeiçoar práticas do dia a dia para ser mais eficiente.”

O projeto do UAI-Lab foi apresentado pelo secretário de Governança e Gestão Estratégia do TJMG, Guilherme Augusto Mendes do Valle, e pela gerente do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos, Priscila Pereira de Souza. Valle destacou que o UAI-Lab resulta da convergência e alinhamento da prática de governança com a gestão. As boas práticas de gestão adotadas pelo TJMG, a partir do Programa Justiça Eficiente, criaram oportunidades para a valorização de ideias inovadoras, todas voltadas a qualificar a prestação jurisdicional.

A gerente Priscila Pereira de Souza acrescentou que os princípios norteadores do UAI-Lab são a identificação e solução de problemas, o estímulo à cultura de inovação no TJMG, a atuação em rede, a responsabilidade socioambiental e a acessibilidade e a experimentação e a simplificação de procedimentos.

Fonte: TJMG

Reveja o evento no YouTube

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária