Tribunal estabelece fluxo para notícias de tortura no sistema prisional do Acre

Você está visualizando atualmente Tribunal estabelece fluxo para notícias de tortura no sistema prisional do Acre
Inspeção em presídio de Planaltina de Goiás. FOTO: Ana Araújo/Ag. CNJ
Compartilhe

A Presidência do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) tornou pública a Portaria n° 89/2024, que estabelece os fluxos administrativos de recebimento, processamento e monitoramento de notícias de tortura ou de maus-tratos. A incumbência foi mantida a encargo do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF/TJAC).

A normativa possui três capítulos sendo: Do Processamento Administrativo de Notícias de Tortura ou Maus-Tratos Oriundas de Estabelecimentos de Privação de Liberdade; Do Processamento Administrativo de Notícias de Tortura ou Maus-Tratos Oriundas de Audiências de Custódia e Demais Audiências Judiciais; e Do Monitoramento de Notícias de Tortura ou Maus-Tratos por parte do GMF/TJAC. Também foi parametrizado o formulário de registro, para a uniformização desses assentamentos.

O avanço normativo define a adoção de providências para que a partir da documentação, sejam tomadas medidas de responsabilização, reparação e proteção, bem como visa garantir que as vítimas tenham proteção e atendimentos necessários.

Fonte: TJAC
Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal