Tribunal do Piauí atinge 100% no Ranking da Transparência do CNJ

Você está visualizando atualmente Tribunal do Piauí atinge 100% no Ranking da Transparência do CNJ
Foto: Rômulo Serpa/CNJ
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) conquistou o 1º lugar no segmento Justiça Estadual do Ranking da Transparência do Judiciário em 2022, com 100% de cumprimento dos itens. O resultado foi divulgado na última quinta-feira (1º/9) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A primeira colocação foi empatada com mais quatro tribunais de Justiça: Amapá, Bahia, Goiás e Roraima. Dos 93 órgãos avaliados, 14 alçaram 100% de transparência e o TJPI está entre eles. O Ranking da Transparência do Poder Judiciário busca valorizar os tribunais e conselhos que mais se destacam no fornecimento de informações de forma clara e organizada.

Para presidente do TJPI, desembargador José Ribamar Oliveira, a colocação obtida é o reflexo do empenho e dedicação de magistrados, magistradas, servidores e servidoras que realizam o seu trabalho unicamente com o intuito de prestar os serviços da Justiça para a sociedade de forma clara e transparente. “O principal requisito de governança e gestão pública é a transparência. Logo, todos que fazem o Judiciário piauiense estão cumprindo o seu papel de exercer uma prestação jurisdicional cada vez mais célere e com total transparência.”

Para a elaboração do Ranking, os itens avaliados estão distribuídos em nove temas, com 84 perguntas que buscam identificar, por exemplo, se os órgãos do Judiciário publicam: os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outros.

Fonte: TJPI

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade