Tribunal da Paraíba apresenta melhorias em todos os índices do Justiça em Números

Você está visualizando atualmente Tribunal da Paraíba apresenta melhorias em todos os índices do Justiça em Números
Foto: TJPB
Compartilhe

O Relatório Justiça em Números 2020 foi apresentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na terça-feira (25/8) e apontou que o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) apresentou melhorias em todos os índices analisados pelo levantamento. Tendo como base os resultados obtidos em 2019, em comparação aos de 2018, e considerando o Primeiro e o Segundo Graus de Jurisdição, o TJPB teve crescimento de 7,7% no índice de atendimento à demanda; de 7% no índice de produtividade por magistrado; de 3,4% no IPS-Jud (total de processos baixados pelo total de servidores na área judiciária); e de 1% no índice de casos novos eletrônicos.

Além disso, foram constatadas reduções nas taxas de congestionamento líquida (-1,7%) e total (-0,8%), conforme o relatório. Os dados são referentes a 2019, ou seja, aos primeiros 11 meses de gestão da atual Mesa Diretora do TJPB. Para o presidente do Tribunal, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, os dados são animadores, mas a perspectiva para o próximo relatório, que será referente aos dados coletados neste ano, é de índices superiores aos de 2019.

Tal projeção considera esforços como as nomeações de assessores de juízes e de estagiários, feitas somente em 2020, bem como a finalização do Digitaliza, prevista para o final deste ano, inclusive contando com os feitos criminais. “Com a repetição do esforço empreendido em 2019, a tendência é que, ano a ano, os índices melhorem significativamente a resolutividade, a taxa de congestionamento e de feitos pendentes. É essencial manter a evolução constante para alcançar o aperfeiçoamento. Devemos lembrar que os demais tribunais estão, também, buscando aprimorar seus índices. Apenas neste ano, pudemos nomear 450 estagiários, bem como mais assessores e começar a visualizar os resultados do investimento em informática e das agregações de Comarcas. Para 2021, a perspectiva é de resultados cada vez melhores”, explicou.

Um dos resultados mais expressivos do TJPB apontado pelo levantamento foi o alcance de 121% no índice de atendimento à demanda somente no Primeiro Grau de Jurisdição. O resultado colocou o TJPB em segundo lugar entre os tribunais de pequeno porte no indicador. No Segundo Grau, conforme o levantamento, o índice foi de 63% no TJPB. O índice é calculado por meio da razão entre o número de processos baixados e o número de novos feitos que ingressam no Poder Judiciário estadual.

Esforço

Conforme informou a gerente de Projetos e de Gestão Estratégica do TJPB, Caroline Leal, o índice de atendimento à demanda reflete a resolutividade dos processos que ingressam no Poder Judiciário estadual naquele ano. “Como o nosso indicador, em 2019, foi de 121%, isso mostra que melhoramos bastante o índice, conseguindo arquivar mais feitos do que os que ingressaram no período e colocando o TJPB em 2º lugar entre os tribunais de pequeno porte. O nosso esforço foi válido e, ao continuar com as boas práticas, a perspectiva é de melhorar ainda mais a resolutividade.”

A gerente de Estatística do TJPB, Renata Grigório, frisou que o Tribunal vem efetuando ações e melhorando, gradativamente, seus índices. Entretanto, alertou que é preciso paciência para manter os resultados e alcançar melhores resultados nos indicadores nos próximos relatórios. “O índice de atendimento à demanda demonstra que estamos conseguindo reduzir o estoque de processos e isto, a médio prazo, vai impactar na redução da nossa taxa de congestionamento. O TJPB já vem estimulando essa melhoria, com ações como premiação das unidades mais produtivas, desinstalação de comarcas e virtualização de processos. Todas elas vão refletir em resultados positivos, mas, não de modo imediato. Com trabalho gradativo, vamos conseguir melhores resultados.”

Reunião

O relatório Justiça em Números 2020 foi apresentado durante a 2ª Reunião Preparatória para o XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário, que incluiu, também, o lançamento do Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (SisbaJud), que substituirá o BacenJud no trabalho de penhora on-line de créditos para pagamento de dívidas reconhecidas na Justiça. Também foi apresentado ao público o módulo de automação das execuções fiscais.

A reunião contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Márcio Murilo, do gestor das Metas no âmbito do TJPB, desembargador João Benedito, do corregedor-geral de Justiça Romero Marcelo, do juiz auxiliar da Presidência Meales Melo, dos juízes-corregedores Marcos Sales, Antônio Silveira e Silmary Alves, e das gerentes Caroline Leal (Projetos e Estratégica) e Renata Grigório (Estatística).

A diretora executiva do CNJ, Gabriela Soares, foi a responsável por apresentar os dados do relatório, e o presidente do Conselho, ministro Dias Toffoli, participou, também, da reunião. “O Justiça em Números é uma poderosa ferramenta de gestão e o conhecimento dos dados nos permite formulação e execução de políticas mais adequadas e efetivas no aprimoramento da atividade judicial em todo o país. Ganha a sociedade e o jurisdicionado, que tem um Judiciário cada vez mais comprometido com o bom trabalho.”

Fonte: TJPB