Tribunal alagoano discute andamento de projetos sobre linguagem e desinformação

Você está visualizando atualmente Tribunal alagoano discute andamento de projetos sobre linguagem e desinformação
Juíza Lívia Mattos conduziu reunião no TJAL. - Foto: Maria Eduarda Baltar
Compartilhe

Integrantes do Laboratório de Inovação JustInova do Poder Judiciário de Alagoas (TJAL) se reuniram na segunda-feira (7/7) para alinhar ações das iniciativas Simplifica, Precatórios! e Observatório da Desinformação Alagoas.

A coordenadora do laboratório e juíza auxiliar da presidência, Lívia Mattos, explicou que a ideia dos programas é facilitar o entendimento da população e tratar da desinformação no âmbito da Justiça. “Simplificar para a população os procedimentos que acontecem no Judiciário, criar soluções fáceis e tratar das fake news”, afirmou a magistrada diretora de Tecnologia da Informação do TJAL.

Projetos

O projeto Simplifica, Precatórios! A Justiça que Fala a sua Língua é resultado de uma parceria entre o TJAL e o Tribunal Regional do Trabalho da 19.ª Região (TRT-19), e visa aplicar a linguagem simples nos procedimentos relacionados aos precatórios, garantindo que os beneficiários compreendam plenamente seus direitos e os trâmites envolvidos no recebimento dos valores devidos.

O Observatório da Desinformação Alagoas é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) que conta com o apoio do TJAL e tem o objetivo de realizar estudos e pesquisas sobre a desinformação, combater as fake news e promover campanhas educativas para conscientizar a população sobre os riscos das informações falsas.

As duas iniciativas estão alinhadas às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Estiveram presentes na reunião os magistrados Phillippe Alcântara e Felipe Pacheco, além dos demais membros do Laboratório, Arthur Villas Boas, Guilherme Rossilho, Irina Costa e Ana Gabriela.

Fonte: TJAL