TRE-BA deve inaugurar anexo e nove fóruns eleitorais em 2012

Compartilhe

O ano das eleições municipais promete também ser marcante para o projeto de expansão imobiliária da Justiça Eleitoral baiana. Com a obra do prédio anexo na sede da Corte – Centro Administrativo da Bahia (CAB) – já em fase de acabamento, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) incluiu na agenda de 2012 a inauguração de mais nove fóruns eleitorais pelo interior do estado.

Ao todo, nove cidades serão contempladas com as construções que integram o projeto de criação de sedes próprias da Justiça Eleitoral, iniciado pela administração do TRE em 2004. Uma das obras previstas para este ano, o Fórum de Valença, já está com a construção em andamento. Outras duas (Ribeira do Pombal e Seabra), com projetos executivos concluídos, tiveram empresas contratadas para a edificação.

Para obter os recursos necessários, em outubro passado, o vice-presidente do TRE, desembargador Carlos Cintra, e o diretor-geral do Órgão, Raimundo Vieira, viajaram a Brasília e mantiveram contatos com a bancada baiana no Congresso Nacional, que atendeu  aos pleitos.

Expansão

Com as novas construções, a Justiça Eleitoral baiana passará dos atuais 17 fóruns para 26. “Essas providências servirão para desafogar os fóruns da Justiça Comum, pois no interior a Justiça Eleitoral costuma ocupar os espaços destes fóruns”, explica o diretor-geral, Raimundo Vieira.

O diretor lembra que as obras trarão uma melhoria no serviço prestado pela Justiça à sociedade. “Vão propiciar, sem luxo, mais conforto aos juízes, promotores, advogados, servidores, políticos e aos eleitores de maneira geral”, completa.

Na sede do TRE, o prédio anexo deverá abrigar três das seis secretarias do Tribunal, além de uma agência bancária, uma lanchonete e um estacionamento com capacidade para cerca de 80 vagas. A previsão contratual é de que a obra esteja finalizada ainda no primeiro semestre do ano.

Fonte: TRE-BA