Trabalho remoto: AL está entre dez tribunais estaduais com mais decisões

Você está visualizando atualmente Trabalho remoto: AL está entre dez tribunais estaduais com mais decisões
Imagem: TJAL
Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Alagoas está entre as dez cortes estaduais que mais proferiram decisões no regime de teletrabalho, no período de 16 de março a 12 de abril. O TJAL ficou em oitavo lugar, com 78.345 decisões no total, atrás apenas dos tribunais de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal.

Para o presidente Tutmés Airan, os números são positivos e refletem o empenho de magistrados e servidores em não deixar a Justiça parar nesse momento de pandemia.

“Os números são animadores e mostram que o Tribunal está trabalhando muito. Evidentemente temos condições de melhorar alguns itens dessa avaliação, como a produção de sentenças, mas de toda forma é um resultado que nos alenta”, afirmou.

Na avaliação do desembargador, o regime de teletrabalho é uma ferramenta tecnológica que veio para ficar no Judiciário. “Penso que mesmo depois desse período de anormalidade, precisamos usar mais e melhor o teletrabalho. Obviamente sem descuidar da necessidade de manter servidores e juízes atendendo pessoalmente os advogados e as partes”.

Os dados constam em ranking divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Confira aqui.

O TJAL também foi um dos Tribunais estaduais que mais destinaram recursos para o combate à Covid-19, ocupando a 12ª colocação no ranking. A Corte alagoana doou mais de R$ 1,1 milhão para a compra de equipamentos de saúde que estão ajudando no enfrentamento da doença no estado.

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) foi um dos beneficiados. A instituição recebeu do TJAL R$ 250 mil, quantia que contribuiu para a instalação de 14 leitos de UTI.

Todo o montante doado pelo TJAL veio da aplicação de penas de prestação pecuniária, transação penal e suspensão condicional do processo em ações criminais.

“Fizemos todo o esforço, concentramos esses recursos que estavam dispersos em diversas comarcas e varas, pegamos o montante e fizemos a doação. Isso nos orgulha. O mais importante sentimento hoje é o da solidariedade”.

Produtividade TJAL (16 de março a 12 de abril)

Total de movimentos realizados: 391.507

Nº de decisões: 78.345

Sentenças e acórdãos:16.160

Despachos: 46.121

Fonte: TJAL