TJPI e TRTs trocam experiências para agilizar implantação do sistema de processo virtual

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) e os Tribunais do Trabalho da 22ª Região (TRT22), sessão Piauí, e da 13ª Região, sessão Paraíba, estão unindo forças e conhecimento para acelerar a implantação do sistema de processo virtual. Juízes e servidores da comissão  de informática do TJPI  fizeram uma visita ao TRT do Piauí para tratar do tema.

 

O intuito da visita foi  verificar o módulo de processo virtual adotado no Tribunal Regional do Trabalho da 13° Região (TRT13), o primeiro a adotar o sistema eletrônico, que possibilita uma gama de vantagens para o Tribunal principalmente no que diz respeito à celeridade processual. Na ocasião ocorreu a apresentação do sistema pelo analista Agenor da Costa Junior, do TRT13. Foram feitas, também, demonstrações no próprio sistema  de processo virtual, além  dos benefícios que proporcionam não só ao judiciário, mas a toda população.

A partir dessa reunião, os servidores do TJPI puderam retirar dúvidas com relação ao desenvolvimento do sistema de processo virtual, possibilitando maior celeridade na implantação da virtualização dos processos.
 
O TJPI está em processo de desenvolvimento do módulo de Processo Virtual. Em outra reunião a ser agendada, os dois sistemas serão apresentados, possibilitando troca de experiências e possibilidades de adoção das melhores práticas a  fim de viabilizar da melhor maneira a mesma finalidade: a virtualização do processo.

O processo virtual irá reduzir deslocamentos de advogados e partes processuais aos órgãos da Justiça do Trabalho para acesso aos autos judiciais, além de reduzir custos com a eliminação de autos físicos, como gastos com papel, malotes, armazenamento, favorecendo uma maior agilidade na tramitação e julgamento dos processos.

Fonte: TJPI