Simões Filho (BA): Automação realiza 669 intimações em apenas 32 horas

Você está visualizando atualmente Simões Filho (BA): Automação realiza 669 intimações em apenas 32 horas
Arte: TJBA
Compartilhe

Em 32 horas de atuação na 2ª Vara Cível de Simões Filho (BA), um dos robôs criado pelo Núcleo de Tecnologia e Inovação da Coordenação dos Juizados Especiais, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), fez intimações em 669 processos. Em fase de teste, a ação faz parte do projeto IAJUS/BA – Inteligência Artificial e Automações Inteligentes, que busca contribuir para a eficiência e celeridade das atividades judiciárias.

Na 2ª Vara Cível de Simões Filho, a automação atuou em processos que estavam no fluxo de desvio do Sistema PJe. São ações que foram migradas do sistema SAJ e ainda não haviam sido movimentadas, sem diligência das partes. O robô expediu os atos para intimação da Defensoria Pública, advogados e Ministério Público, a fim de promover o andamento, sob pena de extinção.

A diretora de Secretaria da 2ª Vara Cível, Carolina Nunes Cruz, explica que a unidade está com acervo de 3.813 processos dentro do PJe. Então, para movimentar manualmente mais de 600 ações, com todas as outras demandas de trabalho, levaria muito tempo.

A equipe da 2ª Vara Cível testou, homologou e executou o robô, que faz as intimações com base nas etiquetas pré-configuradas na própria máquina e pode certificar a ausência de manifestação das partes, fazendo a devida conclusão. “O uso da automação trouxe uma qualidade maior ao trabalho do servidor, que é poupado das atividades repetitivas de cartório e passa a despender o seu tempo na análise dos processos, o que gera uma maior celeridade no andamento processual, melhorando a prestação jurisdicional”, afirmou Carolina.

Fonte: TJBA