Semana do Jovem Eleitor bate recorde de alistamentos em ano de eleições municipais

Você está visualizando atualmente Semana do Jovem Eleitor bate recorde de alistamentos em ano de eleições municipais
Foto: Ascom TSE
Compartilhe

O número de alistamentos realizados durante a Semana do Jovem Eleitor 2024, com foco nas Eleições Municipais deste ano, triplicou entre jovens com 15, 16 e 17 anos se comparado ao mesmo período de 2020. Foram 83.622 títulos emitidos pela Justiça Eleitoral para o público dessa faixa etária entre os dias 18 e 22 de março. O número é três vezes maior que o registrado para o pleito municipal de 2020, com 20.770 alistamentos realizados durante a campanha daquele ano.

O crescimento também foi observado na variação mensal. Segundo o portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre fevereiro e março de 2024, foram 116.430 alistamentos de jovens com idade abaixo de 18 anos. Em 2020, foram 46.144 registros dessa faixa etária para o mesmo período.

Cabe ressaltar que, desde 2021, a Corte Eleitoral passou a permitir que jovens de 15 anos obtenham o título de eleitor, embora só possam efetivamente votar quando completarem 16 anos de idade.

A campanha

Na Semana do Jovem Eleitor 2024, as redes sociais do TSE lançaram campanha dedicada a esse público. Com o mote “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”, a iniciativa buscou incentivar as pessoas com menos de 18 anos – para as quais o voto é facultativo – a tirar o título e participar das eleições municipais.

De 18 a 22 de março, as redes do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) conversaram de forma mais direta com essas pessoas. Além da parceria com os TREs, a mobilização contou com a cooperação de organizações da sociedade civil e de instituições públicas e privadas.

Todos trabalharam de forma especial a fim de chamar atenção ao prazo para solicitar serviços como alistamento ou transferência de domicílio, que se encerra em 8 de maio. A partir do dia seguinte, não serão mais permitidas novas inscrições eleitorais no cadastro, a fim de que seja preparada a logística de votação do pleito.

Jovens eleitores

O crescimento no número de eleitores jovens interrompeu uma sequência de queda em eleições municipais. A reversão foi iniciada em 2022, com crescimento de jovens eleitores acima de 51% na comparação com a eleição geral anterior (2018).

Logo no início de 2024, em janeiro, o eleitorado jovem apresentou crescimento de 14,22% em comparação ao último pleito municipal.

A campanha do TSE repercutiu na mídia do país e entre artistas, atletas, celebridades e influenciadores digitais, que emprestaram a sua voz para convencer o público a acessar a plataforma Título Net, na página do TSE, e apresentar os documentos necessários para se tornar uma eleitora ou um eleitor.

Saiba mais sobre a campanha no Portal da Justiça Eleitoral

Fonte: TSE

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária