Semana da Conciliação: tribunal do Amapá agenda quase 2 mil audiências

Você está visualizando atualmente Semana da Conciliação: tribunal do Amapá agenda quase 2 mil audiências
Abertura da Semana Nacional da Conciliação no Tribunal de Justiça do Amapá - Foto: João Magnus
Compartilhe

Com o tema “menos conflitos e mais recomeços”, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) deu início, nesta segunda-feira (7/11), à 17ª edição da Semana Nacional da Conciliação. Durante cinco dias, o tribunal fará uma força-tarefa para resolver de forma mais célere conflitos processuais e pré-processuais que tenham possibilidade de acordo. O evento aconteceu no Fórum de Macapá, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e segue até sexta-feira (11) em todo o estado.

Durante a abertura do evento, a coordenadora da Central de Conciliação de Macapá, juíza Joenilda Lenzi, disse que a conciliação significa manter a pacificação social. “Nosso objetivo é mostrar a conciliação como uma solução pacífica para os conflitos, capaz de trazer alívio a quem procura o Judiciário”, afirmou.

Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o mutirão é um esforço coletivo do Poder Judiciário em todo o país, concentrado em conciliar o maior número possível de processos em qualquer fase processual.

Semana Nacional de Conciliação

As atividades da SNC 2022 se estenderão até sexta-feira (11/11) e, nesse período, o Poder Judiciário Estadual contará com magistrados, servidores, estagiários e colaboradores para um trabalho intensivo de atendimento aos jurisdicionados, com as unidades judiciárias participantes atuando, das 8h às 18h, de modo a atender às demandas programadas.

Audiências 

No Cejusc do Fórum, já estão agendadas 300 audiências processuais e 20 pré-processuais, já em Santana, segundo maior município do estado, 312 audiências; no TJAP, com coordenação do Cejusc 2º Grau, foram agendados 58 processos na pauta da Semana Nacional de Conciliação.

A programação ainda contará com 100 audiências no Cejusc Conceição Meireles, localizado no Juizado Unifap, e 39 na Comarca de Oiapoque. No Juizado Norte, são 49 processos na pauta da Semana Nacional de Conciliação. Por fim, o Cejusc Norte deve atender aproximadamente 750 atendimentos.

Fonte: TJAP