Espaço no qual são elencados os cursos e capacitações realizados e/ou promovidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de promover e disseminar os direitos relacionados à infância, adolescência e juventude. Para ter acesso à agenda do CNJ, basta clicar aqui.

Até o momento já foram e serão oferecidos os seguintes cursos:

  • Curso sobre “Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes” na ESMA e no EJAP.
  • Curso “Marco Legal da Primeira Infância e suas implicações jurídicas”: tem como objetivo promover a importância e os desafios encontrados na aplicação das normas que garantem o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos, nos âmbitos psicológico, social, legal, administrativo e processual, à luz dos critérios, regras e princípios previstos na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Marco Legal da Primeira Infância, além de entender o funcionamento da rede de serviços de proteção às crianças e adolescentes. Turma 2021.
  • Marco Legal da Primeira Infância e suas implicações jurídicas: é um dos cursos previstos no Pacto Nacional da Primeira Infância. O público-alvo dele são os operadores do Direito (magistrados, promotores, defensores públicos, delegados e advogados). É um curso semipresencial, a etapa presencial dura dois dias e a etapa EAD dura 30 horas. A meta desse curso é capacitar 1.500 operadores do direito.

Com a pandemia, as duas etapas (presencial e EAD) estão sendo unificadas em um único curso, a previsão é que as turmas iniciem em 2021. Ainda falta capacitar 1200 operadores do direito.

  • Primeira Infância para Todos (nome provisório): curso previsto no Pacto Nacional da Primeira Infância. A meta desse curso é capacitar 22 mil profissionais. A expectativa é que o curso seja lançado dia 19/10.

Público alvo: psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, conselheiros tutores e demais servidores públicos que atuam diretamente na primeira infância.

  • Curso Fundamentos para Implementação da Justiça Restaurativa nos Tribunais: promovido pelo CNJ em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o curso é realizado de 8 de setembro a 19 de outubro de 2020. O evento é voltado a magistrados estaduais e federais, promotores de justiça, defensores públicos, advogados e servidores do Poder Judiciário.